Jornal Sudoeste Paulista

Futebolistas de Fartura farão parte da Calçada da Fama do Futebol

Em solenidade realizada na noite de quarta-feira, 19, na Coordenadoria Municipal de Esportes de Fartura (antigo Banespinha), em alusão ao Dia Nacional do Futebol, foram reunidos autoridades, renomados atletas farturenses do passado e comunidade, em reconhecimento aos craques do futebol que elevaram a história do município. Todos farão parte da Calçada da Fama dos Futebolistas de Fartura.

Para iniciar a cerimônia, foram chamados a compor a mesa o prefeito Luciano Filé e primeira-dama Débora, o coordenador de Esportes, Luiz Garbelotto (Pelotta) e o presidente da Câmara, João Buranello, oportunidade em que o prefeito enalteceu a iniciativa, os responsáveis pela pasta, agradeceu a todos que compareceram, enalteceu os atletas homenageados.

De acordo com Pelotta, “o futebol para Fartura transcende o esporte em si, sendo parte fundamental da identidade cultural, trazendo orgulho e alegria para todos os farturenses, e ao longo dos anos, inúmeros talentos surgiram em nossos campos, eternizando seus nomes nas páginas da história do esporte local”.

O prefeito Luciano Filé discursou e disse que “o poder é transformador do futebol, já que além das conquistas em campo, esses atletas foram responsáveis por transmitir valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito, moldando cidadãos exemplares para a sociedade”, comentou.

Na sequência, foram chamados os homenageados, no caso o goleiro Maryel Garbelotti, o atacante José Carlos de Oliveira (Fuminho), o volante e meia Francisco Bernardo Felizardo (Breque), o atacante Durval Antônio Marçal (Cebolinha), o meio-campista Pedro Alair de Oliveira (Professor Alair), o zagueiro Francisco Norberto Varraschin (Zangão), o zagueiro central Vladimir Antônio Carvalho Prestes (Vanusa), o meio-campista Edson Luiz Marques (Soná), o zagueiro Mauro Gabriel (Mauro da Guaiuvira), o centroavante Lourival augusto Mazetto, o atacante Antônio Correa (Lezinho), o centroavante Paulo Duarte (Paulo Preto), o meio-campista Carlos Pedroso de Andrade (Carlinhos da Cerâmica) e o atacante Aparecido Romano da Silva (Romaninho).

Apresentados os homenageados, Pelotta salientou que a homenagem deve-se muito ao amor dedicação desses atletas em praticar o futebol, além da história e legado que deixaram e principalmente, o fato que todos deixarão suas marcas na história para que as próximas gerações as conheçam.

Filé frisou que duas coisas especiais aconteceram naquela noite, uma é a que a data fica marcada através da singela homenagem a todos pelo que fizeram pelo futebol de Fartura, e a outra é que esse time ganharia fácil de muitos de hoje em dia. File ainda cumprimentou a todos e explicou que devido a muitos terem atuado até de forma profissional, devem ser reconhecidos e os primeiros homenageados em vida no Dia Nacional do Futebol.

“Que deus possa conceder graças na vida de todos, e que continuem sendo exemplo de pais, trabalhadores, para que possamos inspirar novas gerações, pois todos são da época que para jogar futebol, seja onde fosse, era em cima de um caminhão, no máximo um pão com mortadela, uma tubaína, e lotavam o caminhão, mas hoje, como é difícil, pois mesmo indo na porta do cidadão, pagando tudo, ainda não vão, por isso vocês são exemplo”, concluiu o prefeito.

HOMENAGEM

Na oportunidade, todos os homenageados, além de contarem suas histórias, ainda deixaram seus pés, e no caso do goleiro Maryel, as mãos, eternizadas em formas de gesso, as quais serão, posteriormente, fixadas em local protegido por vidro e vedado, na calçada do Estádio Municipal ‘Belgrave Teixeira de Carvalho’, possivelmente, ainda no final de agosto. Ainda segundo Filé, outras lista já está sendo providenciada para o próximo ano.

Encerrando as homenagens, o prefeito Luciano Filé entregou uma placa para o profissional do Esporte, Antônio Ivo, pelos 30 anos à frente da Coordenadoria, e ainda, a equipe do Esporte entregou uma placa ao prefeito Luciano Filé pelo seu espírito inovador e por apoiar muito o setor esportivo de Fartura.