Jornal Sudoeste Paulista

Timburi promove Conferência Municipal de Assistência Social

Na tarde de quinta-feira, 13, foi realizada a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social em Timburi, evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, reunindo representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), membros do CMAS, secretarias e usuários.

Com o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos!”, a conferência teve como objetivo principal fomentar a reflexão e o debate sobre a Política de Assistência Social. As atividades foram conduzidas pela renomada palestrante Maria Aparecida Finotti Oliveira, que trouxe sua expertise e contribuições valiosas ao evento.

Um dos pontos de destaque da conferência foi a expressiva participação dos usuários, tanto por meio das discussões e propostas elaboradas, quanto pela presença dos representantes de usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Essa participação ativa demonstra o envolvimento e o interesse da comunidade na construção de políticas sociais mais efetivas no município”, salientou Maria Aparecida.

Como resultado dessa importante conferência, foram elaboradas propostas a nível municipal, estadual e federal, com o intuito de reconhecer e fortalecer a Política de Assistência Social como um direito fundamental. Essas propostas representam a vontade coletiva dos participantes de buscar melhorias e avanços significativos na área da assistência social.

Durante o encerramento do evento, o presidente do CMAS, Marcos Antônio de Sousa, e a secretária de Assistência Social, Leila Paiva Minozzi, expressaram seus sinceros agradecimentos pela presença e apoio de todos os envolvidos no processo conferencial. Eles ressaltaram a importância da participação da comunidade e destacaram o compromisso do município de Timburi em promover políticas sociais inclusivas e transformadoras.

De acordo com a secretária Leila Minozzi, foram apresentadas as propostas de: “Ampliar a estrutura física do Cras, capacitar os técnicos do Suas para o atendimento à população mediante a este novo cenário pós-pandêmico, visando o enfrentamento das desigualdades sociais e das novas demandas. Formar comissões dentro do CMAS para aprimoramento das ações de controle social e estabelecer fluxo e protocolo para o atendimento dos casos de saúde mental entre a assistência social e a saúde, para todas as faixas etárias, diante do aumento desta demanda. Além de modificar os critérios do Programa Viva Leite, com a possibilidade de inserção de mais de uma criança da mesma família e aumento da quantidade de litros entregues por família”.

Fonte: Comunic