Jornal Sudoeste Paulista

Padres Teatinos iniciam em Aparecida as festividades do Jubileu de 500 anos de existência da Ordem dos Clérigos Regulares

Na manhã do último dia, 7 de julho, às 9 horas, na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), a Província Paulo VI do Brasil, se reuniu para a Santa Missa de Abertura do Ano da Jubilar Teatino. Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR (Bispo Diocesano de Itapetininga – SP) presidiu e os demais padres Teatinos concelebraram a celebração eucarística que marcou o início das festividades.

As duas paróquias no município de Fartura se fizeram presentes, bem como, demais paroquianos vindos das outras paróquias onde os padres Teatinos trabalham. Irmãos Professos Trienais e Perpétuos, juntamente com Noviços e Seminaristas Maiores e Menores também se fizeram presentes marcando este momento único na história dos 500 anos de fundação da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.

Na belíssima celebração, onde a “Casa da Mãe Aparecida” estava cheia de devotos e membros da grande Família Teatina, também se fizeram presentes o Prepósito Geral da Ordem, padre Salvador Rodea González, CR, padre Osman Procópio da Silva, CR Ecônomo Geral e Mestre dos Juniores em Roma, os Prepósitos Provinciais do Brasil, Argentina, Espanha, México e Itália. O município de Fartura e a Ordem dos Clérigos Teatinos somam juntas na história destes 500 anos, sendo Fartura a primeira e o berço dos Teatinos no Brasil. Os primeiros missionários Teatinos vindos da Itália chegaram em Fartura no dia 1º de julho de 1951 e desde então não medem esforços para a evangelização e zelo pela fé, catequizando os farturenses, bem como, as demais paróquias sobe a confiança e zelo Teatino espalhadas pelo Brasil.

Os Teatinos formam um Instituto Clerical de Vida Consagrada Religiosa, fundado no dia 14 de setembro de 1524. Dedicam-se a tudo o que diz respeito ao Ministério Sacerdotal, e o trabalho pastoral a qual se concretiza nas paróquias, colégios, faculdades e acompanhamentos de pessoas com dificuldades pessoais e sociais. Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR explicou aos fieis que, junto aos membros da Ordem Regular, foi celebrada uma Santa Missa Votiva ao Fundador dos Padres Teatinos, São Caetano de Tiene.

“Hoje, de modo especial, celebramos com os filhos de São Caetano de Tiene a Abertura das Comemorações do Jubileu dos 500 anos da Ordem dos Clérigos Regulares, fundada por São Caetano de Tiene, pelo bispo João Pedro Carrafa, que mais tarde se tornou o Papa Paulo IV, Bonifácio de Colle e Paulo Consiglieri”.  De acordo com o Bispo Teatino, eram tempos difíceis no período de fundação da Ordem, devido à época da Reforma Protestante. Os fundadores firmados na Fé e na determinação, sob a Inspiração Divina persistiram e após 500 anos, frutificam com santas vocações sob a Proteção da Bem-Aventura Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Pureza.

“São Caetano de Tiene e seus três companheiros então quiseram reunir padres vivendo em comunidade à maneira dos apóstolos, unidos na oração, na Palavra, na Eucaristia, na solidariedade. Assim, dedicados ao apostolado, vida comunitária, vida contemplativa e missão; dedicados ao povo com toda disponibilidade, na providência divina, sem se preocupar com as coisas materiais” e, concluindo Gorgônio, CR contou ainda que o lema escolhido por São Caetano de Tiene foi tirado do Evangelho de São Mateus: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33). Para ele, confiar na providência e se doar com amor, dedicação, despojamento e humildade, com amor a Cristo e devoção especial à Nossa Senhora, é “assim que vai se formando esta família religiosa”.

Um detalhe memorável a ser recordado, é que os primeiros dois sacerdotes ordenados no Brasil e, mais precisamente, em Fartura, sendo eles: Amador Ferreira Martins, CR (In Memoriam) e Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, hoje Bispo Diocesano de Itapetininga (SP). Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR que é o único Bispo Teatino na Igreja nos dias atuais e para o orgulho dos farturenses, é filho de Fartura.

No momento da Consagração à Bem-Aventurada e Santíssima Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padre Rafael Tadeu Dias Machado, CR conduziu a Oração da Consagração, belíssimo gesto a qual trouxe algumas pessoas a comoção por estarem participando da celebração da Santa Missa sob o olhar maternal de Maria e sob a sua proteção em seu belíssimo Santuário.

Após a belíssima celebração, os Religiosos Teatinos se reuniram com seu Prepósito Geral, reverendíssimo padre Salvador Rodea González CR e o Provincial do Brasil, padre Rafael Tadeu Dias Machado, seu Conselho e o Bispo de Itapetininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR que também pertence à Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos na Capela dos Apóstolos, ou Capela Reservada para um momento fraternal de partilha.

Os presentes na Capela dos Apóstolos refletiram as palavras do Prepósito Geral, Dom Gorgônio, CR, Preposito do Brasil e padre Lucas Antônio Gobbo Custódio, CR deu uma catequese sobre o espaço, onde está o primeiro Altar da Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e também, onde se localiza o nicho da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Os presentes fizeram a Consagração à Santíssima Mãe de Aparecida, cantaram a “Salve Regina” e após a bênção, entoaram o popular canto: “Viva a Mãe de Deus e nossa!”, num gesto de agradecimento à Mãe Aparecida pelos 500 anos de presença Teatina no mundo e 72 anos de Teatinos no Brasil.

Fotos da Santa Missa:

Álbum 01          Álbum 02            Álbum 03