Jornal Sudoeste Paulista

Cidades da região se engajam na Campanha do Agasalho 2023

Com o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19, o Governo de São Paulo lançou recentemente a Campanha do Agasalho 2023, uma iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) que visa retomar a arrecadação de roupas e cobertores novos ou usados em bom estado para doação às pessoas vulneráveis ou em situação de rua durante o período de baixas temperaturas.

“A gente está vendo as temperaturas baixarem e a questão fundamental é a velocidade. Precisamos rapidamente nos mobilizar, arrecadar agasalhos e cobertores e levar para quem precisa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes. A primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, destacou a importância da participação da sociedade. “O que está esquecido por nós nos guarda-roupas pode ser muito útil para quem passa frio, e a participação de São Paulo é fundamental”, disse na época.

TAGUAI

O prefeito Edinho Fundão, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Taguaí, Patrícia Cruz (Pety). “A Campanha do Agasalho em Taguaí iniciou em maio e já estamos com muitas arrecadações, visto que a população é extremamente solidária”, comentou a primeira-dama Pety, reforçando que as roupas devem estar limpas e em bom estado para doação.

Para quem se interessa em fazer doações, os pontos de arrecadação de Taguaí são: Prefeitura, sede do Geração de Renda, Coordenadoria Municipal da Educação, unidades básicas de saúde (UBS’s), sede do Cras e as cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi.

FARTURA

Fartura lançou oficialmente nessa semana a Campanha do Agasalho, e a iniciativa busca proporcionar conforto e aquecimento para aqueles que mais necessitam neste inverno. Com a chegada das baixas temperaturas, a Campanha se torna essencial para garantir que todos possam enfrentar o frio. “A solidariedade e o cuidado são fundamentais para que possamos levar o calor humano a quem mais precisa”, destaca o presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carlos Magno.

A campanha se estenderá até o dia 31 de agosto, oferecendo um prazo para que a comunidade possa contribuir de forma significativa. Todas as doações serão encaminhadas à Coordenadoria Municipal de Assistência Social, que se encarregará de distribuí-las às famílias cadastradas, garantindo que o auxílio chegue às mãos daqueles que mais necessitam.

Os pontos de coleta são Escola Monsenhor José Trombi; Escola Coronel Marcos Ribeiro; Escola João Batista de Oliveira; Escola Miguel de Góes Vieira; Colégio Educacional de Fartura (Cefar); Supermercado Tais; Supermercado São Francisco; Supermercado Avenida; Garbel Materiais de Construção; Construcasa Materiais de Construção; Cisne Branco Clube; Loja Vitória Regia; Rádio Perola FM; Rádio Nova Voz FM; Centro de Saúde Dr. Alécio; Ravanelli; Prefeitura Municipal de Fartura; CopyStar e Art Cópia.

TIMBURI

Timburi também está preparada para esse gesto de solidariedade e calor humano, e na quinta-feira, 15, organizou sua Campanha do Agasalho, um evento especial que visa proporcionar conforto e proteção para aqueles que enfrentam o inverno sem recursos adequados.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, através do engajamento da primeira-dama, Rosana Polo, que ressaltou a relevância desta iniciativa. “Nosso objetivo é aquecer não apenas os corpos, mas também os corações daqueles que mais necessitam. A Campanha do Agasalho é uma oportunidade única para demonstrarmos nossa solidariedade e construirmos uma comunidade mais unida”, frisou.

Os voluntários estarão prontos para receber as contribuições e distribuí-las posteriormente às pessoas necessitadas. Além disso, o evento contará com as participações dos funcionários da área social, Cras, Saúde, Polícia Militar e Sabesp. “Quando nos unimos em prol de uma causa nobre como a Campanha do Agasalho, fortalecemos os laços da comunidade e mostramos o quanto podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Convido a todos a participarem e contribuírem”, enfatizou a primeira-dama.

COBERTORES

Com relação à campanha, o governo disponibilizará cobertores para os municípios através do Fundo Social de São Paulo, que vai comprar cerca de 130 mil cobertores, sendo que parte dos recursos será de doações. A distribuição dos itens será feita com base em dados do CadÚnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza no território paulista.