Jornal Sudoeste Paulista

Vereadores de Taguaí aprovam política de segurança alimentar

Realizada em Taguaí na noite de terça-feira, 6, a sessão de Câmara conduzida pelo presidente Dudu teve na pauta a votação e apreciação de diversas proposituras de interesse da municipalidade, dentre elas, a aprovação de projeto para instituir a política de segurança alimentar.

APROVADOS

Por unanimidade, foi aprovado projeto de lei do Executivo que institui a Política Municipal de Segurança alimentar e Nutricional Sustentável, estabelecendo os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei Federal nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, bem como fixa as diretrizes para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Da mesma forma, foi aprovado projeto de lei que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei orçamentária de 2024. E ainda, projeto de lei do Legislativo, de autoria do vereador Rodolfo, que estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida e idosos. Segundo o edil, a Prefeitura e comércios têm 12 meses para adequação.

EM DELIBERAÇÃO

Foi lido e deixado em deliberação, projeto de lei do Executivo que cria a gratificação por desempenho de atividade delegada nos termos que especifica, aos militares que exercem a atividade por força de convênio a ser celebrado com o município.

INDICAÇÕES

O vereador Muka indicou a pintura das lombadas, em especial na Rua XV de Novembro e nas demais onde foram realizados recapes. O edil indicou a inda a construção de uma lombada na Rua José Inácio Ribeiro, próximo à casa do José Telle, bem como reparos na Avenida apóstolo Bergamo, no cruzamento com a Rua Abelardo Manesco.

Os vereadores Elza Dalcin e Henriko, junto,  indicaram reparos e pedregulhamento na estrada rural do bairro Fundão e também na estrada do bairro Fogaça. A informação de Biga, segundo os demais edis, é que as estradas estão no cronograma e em breve receberão as melhorias.

Ainda, Borracha e Dudu indicaram uma operação tapa-buracos nas ruas do município, enquanto Borracha pediu uma solução para o problema de abastecimento de água no bairro Bocaina.

PALAVRA LIVRE

No uso da palavra, alguns vereadores debateram as proposituras apresentadas e teceram comentários sobre diversos outros assuntos.