Na sexta-feira, 26, os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coronel ‘Nhonhô Braga’, de Piraju, tiveram uma oportunidade de conhecer a história de seu município vizinho, Timburi. A visita, que teve como objetivo explorar os pontos históricos mais significativos da região deixou os estudantes encantados e ávidos por mais conhecimento.
Sob a orientação da professora de História, Maria Estela Leme, os alunos embarcaram em uma jornada enriquecedora, descobrindo os tesouros culturais e as histórias fascinantes de Timburi. “Foi uma experiência incrível para os nossos alunos, eles puderam vivenciar de perto a riqueza do patrimônio histórico e cultural desse município, compreendendo a importância de preservar nossa identidade como cidadãos”, disse a professora.
A recepção calorosa do vice-prefeito Anderson Solé, do assessor de Cultura Diego Rossi e da assessora de Turismo Bernadete Luiz foi essencial para tornar a visita ainda mais especial. O vice-prefeito destacou a relevância desse tipo de experiência educativa, salientando que “receber os alunos de Piraju em Timburi e compartilhar a história de nossa cidade é uma forma de fortalecer os laços entre nossas comunidades e incentivar o interesse pelos nossos valores culturais. Sempre temos recebido estudantes de faculdades e universidades no município, que desenvolvem pesquisas acadêmicas, pois temos um forte traço cultural em Timburi”, argumentou Solé.
A primeira parada do roteiro foi no museu localizado no Centro de Convenções, os estudantes se depararam com um acervo cultural diversificado, repleto de peças antigas que contam a história da sociedade. “Foi emocionante ver a reação dos estudantes ao se depararem com objetos que remontam ao passado de Timburi”, frisou Diego Rossi.
Depois eles se dirigiram até a histórica Igreja da Fazenda Domiciana, construída após a revolução de 1932. “Foi surpreendente ver como os alunos se envolveram com a história desse marco arquitetônico. Foi um mergulho na história do país, principalmente com relação à revolução de 32, quando o antigo proprietário, Euclides Moura Fonseca, jurado de morte se refugiou no morro e fez a promessa que se não o capturassem, ele iria construir uma capela no local”, disse a professora Maria Estela.
Depois os estudantes foram até à centenária Igreja Matriz Santa Cruz de Timburi, um momento marcante para os estudantes. “A grandiosidade e a beleza dessa igreja deixaram os alunos impressionados. Foi uma oportunidade única de compreender a importância da igreja na vida da comunidade e valorizar a preservação desse patrimônio para as gerações futuras e a sua estrutura, ou seja, construída em blocos de pedra”, comentou a educadora Renata.
“Essa visita ficará marcada em suas vidas, e tenho certeza de que eles se tornarão multiplicadores desse conhecimento, promovendo a valorização da história e cultura na região”, finalizou a professora Maria Estela.
Fonte: Comunic