Jornal Sudoeste Paulista

Cerqueira realiza mobilização contra abuso sexual de crianças

Com o objetivo de conscientizar a população e divulgar as ações de combate e enfrentamento a exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, na manhã de quinta-feira, 18, o Comitê de Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes realizou uma mobilização alusiva ao tema.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, escolas da rede municipal estadual, além da Pastoral da Criança, comércio local e sociedade civil, que realizaram uma caminhada como um ato simbólico no intuito de conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta pela defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença do prefeito Diego Cinto; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cerqueira César, Gisele Machado; da secretária municipal de Assistência Social, Ilza Alves Rocha Cacciolari e do Departamento de Comunicação.

A caminhada iniciou com a canção tema da campanha e com a distribuição das flores símbolo da campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pelas ruas centrais da cidade, além de materiais informativos e as flores da espécie Gérbera, que é símbolo da campanha Maio Laranja, representando a delicadeza de nossas crianças, que devem ser cuidadas e protegidas por toda a comunidade.

Faixas em alusão à campanha ‘Faça Bonito’ também foram afixadas em diversos pontos do município, dentre escolas, na delegacia de polícia e locais de grande concentração, com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas possíveis, sobre a importância do tema.

A mobilização acontece em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada em memória a menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, visando alertar toda a sociedade para a necessidade de ações de prevenção e combate à violência sexual. Para denúncias disque 100, cuidar das nossas crianças e adolescentes é dever de todos.

ENCONTRO

De acordo com o setor de Comunicação da Prefeitura, antes, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente realizou na Câmara Municipal de Cerqueira César uma reunião para discutir a problemática. O órgão é composto pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar e CMDCA.

No decorrer do evento foi realizada uma breve capacitação, a fim de instrumentalizar toda a rede de serviços para a proteção de nossas crianças e adolescentes, abrindo a campanha do Maio Laranja. A palestra foi ministrada pela psicóloga Ana Cláudia Oville, (CRP 06/65894) e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Neiva Brusarosco; professores da rede municipal, estadual, conselheiros tutelares, técnicas da secretaria de Assistência Social e representantes da sociedade civil.

“O objetivo deste encontro foi mobilizar e conscientizar toda a sociedade cerqueirense para participar na luta em defesa dos direitos sexuais e da proteção de crianças e adolescentes”, afirma Ana Oville.