Jornal Sudoeste Paulista

Católicos participam da 20ª Caminhada em honra à Santa Rita de Cássia

Em clima de oração, penitência e devoção à Santa das Causas Impossíveis, aproximadamente 2800 fiéis caminharam de Fartura à Taguaí.

No último domingo, 21 de maio, véspera do dia dedicado à Santa Rita de Cássia, uma multidão de fiéis se concentraram pela madrugada na Capela Santa Rita de Cássia (Paróquia Nossa Senhora das Dores), em Fartura, com destino ao município vizinho de Taguaí. Aproximadamente 2800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos percorreram o trajeto rezando e cantando, louvando a Deus através das devoções à Santíssima Virgem Maria e à Santa Rita de Cássia com Terços e Meditações.

O pároco de Taguaí, padre Jesus Angel Bermeo Gonzales, CR (Paróquia Santa Rita de Cássia) fez uma breve reflexão sobre Santa Rita de Cássia, iniciando o momento oracional, em seguida todos caminharam até a cidade Taguaí para participarem da santa missa em honra à Santa Rita de Cássia. Durante o percurso pelas estradas rurais dos dois municípios, músicos e cantores animaram o percurso com muita música. O diácono permanente, André Alberto Victorelli, de Taguaí, conduziu às orações e reflexões à Santa Rita das Causas Impossíveis durante o longo trajeto.

Ao chegarem à Capela São José no bairro Lageado, os penitentes foram recepcionados pela comunidade com um delicioso café da manhã, que foi carinhosamente preparado com muito amor pelos membros da comunidade, a qual pertencem à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Fartura. Ao passarem pelo bairro Rosolén, no início da “grande subida” foram recebidos por membros das famílias Malaquias e Vernier, mais uma vez manifestaram suas devoções e agradecimentos à Santa Rita de Cássia distribuindo água aos caminhantes. A prefeitura municipal de Taguaí cedeu transporte aos penitentes, 31 viagens foram realizadas para levarem os taguaiense até a Capela Santa Rita, em Fartura.

Foram utilizados do transporte municipal, ônibus, micro-ônibus e vans para o transporte até o município de Fartura, também houve uma grande quantidade de veículos particulares para o transporte. Ciclistas do grupo “Marcha Lenta” vindos do município de Cândido Mota também fizeram o percurso manifestando a fé e devoção à “Santinha das Causas impossíveis”. Para a realização deste grandioso evento, que comemorou sua 20ª edição, envolveram-se inúmeras pessoas das três Paróquias Teatinas, prefeituras e Polícia Militar.

Os devotos de Santa Rita de Cássia, ao chegarem na entrada da cidade de Taguaí, foram recepcionados por membros da comunidade e, num gesto belíssimo, todos os participantes receberam rosas vermelhas, um dos símbolos que marcam a história de fé e devoção à Santa Rita de Cássia. Durante a santa missa, estavam presentes cerca de 4000 fiéis, fiéis estes que vieram de várias cidades da região para louvarem, agradecerem e pedirem bênçãos e graças para seus amigos e familiares e em especial para suas vidas.

Padre Jesus Angel Bermeo Gonzales, CR presidiu a celebração e padre Aristeu Antônio Anastácio, CR concelebrou, também estivem presentes os dois diáconos permanentes da Paróquia Santa Rita de Cássia de Taguaí, André Alberto Victorelli e Antônio Gabriel Natal de Alfenes, carinhosamente conhecido por diácono Nenzinho. Durante o momento litúrgico do Ofertório, meninas vestidas com o hábito de Santa Rita de Cássia conduziram e apresentaram ao Altar os símbolos de fé e devoção à Santa Rita. Foram trazidos ao Altar o mel, as rosas vermelhas, o Crucifixo, a coroa de espinhos e o hábito das Monjas Agostinianas, a uva e o vinho (galhetas), o pão e as partículas (hóstias) para serem consagradas (Âmbula, Cálice e Patena).

Ao final da belíssima celebração, Sônia de Fátima Barbosa dos Santos e José da Costa foram chamados até o presbitério para explicarem o porquê de se realizar esta longa caminhada de Fartura à Taguaí. A Saudosa Maria Aparecida Lança Ribeiro, carinhosamente conhecida por Tite Lança, falecida em 28 de abril de 2021, foi lembrada. Foi citado, “que graças a devoção e a determinação da saudosa Tite Lança, hoje se comemorou mais um ano de caminhada de Fartura à Taguaí, há exatos 20 anos estamos realizando esta caminhada, que graças a fé do povo, cada ano mais pessoas vem participando e demonstrando a gratidão a Deus e confiança na infalível intercessão de Santa Rita de Cássia por nossas causas impossíveis”, ressaltou José da Costa.

FOTOS DA CAMINHADA

FOTOS DA SANTA MISSA