Jornal Sudoeste Paulista

Mobilização combate abusos contra crianças em Taquarituba

O dia ‘18 de Maio’ tem como símbolo uma flor, que possui como significado a lembrança dos desenhos da primeira infância, e a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável, marcando o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esse dia é instituído pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Em Taquarituba, a mobilização nas escolas ensejou a Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” que chama a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais. A Casa da Criança de Taquarituba também apoia e luta pela defesa e garantia de direitos de nossas crianças, e para isso, um teatro e a mobilização foi realizada em parceria com a Prefeitura.

Ainda, a Educação Sexual, conforme defendida pelo movimento “Maio Laranja”, é uma das formas de prevenir a violência sexual, concedendo autonomia às crianças para reconhecer e proteger-se de possíveis abusos. O movimento de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes busca conscientizar e estimular reflexões diante das formas de combater este tipo de crime.