Em Taguaí, da Prefeitura e Coordenadoria Municipal de Saúde tem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypt devido ao aumento de casos de dengue no estado e na região, com objetivo de reduzir os potenciais de criadouros e infestação do mosquito, evitando casos da doença.
Os agentes de combate à dengue fazem o trabalho de orientação e eliminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor não apenas da dengue, mas de outras doenças como a chikungunya, zika e da febre amarela urbana, e assim, além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos, e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também têm realizado importante ação no combate ao criadouro, através de orientações para população e inspeção de quintais.
“A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade, principalmente neste momento após longo período de chuvas. Ações simples do nosso dia-a-dia evitam a infestação do Aedes Aegypti”, destacou a coordenadora dos ESF’s, Giovana Cadamuro Rocha.
A partir da próxima semana a Prefeitura estará realizando mutirões para retirada de lixos que possam se transformar em criadouros e, segundo técnicos de vigilância, há a necessidade de sensibilidade e conscientização da população, caso contrário existe a possibilidade de um surto da doença, pois até o momento, foi confirmado em Taguaí apenas um caso importado de dengue.
“Faça sua parte, inspecione seu quintal, verifique as calhas, caixa d’água estão devidamente tampadas, retire qualquer objeto que possa transformar em criadouro para o mosquito Aedes aegypt”, informou Giovana, orientando que em caso de sintomas procure rapidamente uma unidade de saúde.
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista