Jornal Sudoeste Paulista

Membros do Comitê Municipal de Prevenção e Monitoramento se reúnem em Fartura

Reunidos na última quinta-feira, 20 de abril, no Salão Comunitário do Jardim Bela Vista, membros do Comitê Municipal de Prevenção e Monitoramento, durante a primeira reunião ordinária, discutiram e prestaram esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas no município para guarda a integridade de alunos, funcionários e professores das entidades de ensino e filantrópicas existentes em Fartura. O prefeito Luciano Peres e a coordenadora municipal de Educação, Daiane, prestaram esclarecimentos sobre as medidas de prevenção que estão sendo tomadas. Uma delas é a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades de municipais de Educação, outra é o trabalho desenvolvido com alunos, trabalhos este que visam conscientizar os alunos e seus responsáveis, expondo a realidade, mas sem causar pânico.

Sargento PM, Gilson Ferreira, responsável pelo policiamento militar em Fartura, trouxe informações precisas sobre o trabalho da corporação realizado na frente das escolas e entidades do município. Sargento Gilson também informou que a Polícia Militar atualizou o aplicativo 190 SP para celulares, aplicativo este que auxilia a corporação ao combate da criminalidade, de maneira sigilosa e precisa na comunicação entre Polícia Militar e cidadão. O prefeito Luciano Filé no início de sua fala mencionou a tensão vivida por todos durante o dia 20 de abril, como sabido, foi uma data, que através de rumores e postagens em redes sociais mencionava supostos ataques a entidades escolares. Luciano se propôs em trabalhar arduamente para manter a segurança e a integridade nos ambientes escolares e, através de avaliações e planos voltados a segurança, um trabalho em conjunto com toda a sociedade.

Filé aproveitou para agradecer a Policia Militar pelo trabalho intensivo realizado em Fartura, que desde a última quinta-feira, 20 de abril, vem intensificando as rondas no perímetro, próximas a entidades de escolares (particulares e públicas) e filantrópicas, como o trabalho de vigilância redobrada, garantindo a integridade de todos os envolvidos. Citou também o início da Atividade Delegada em pontos estratégicos do município. O prefeito Filé agradeceu a Polícia Civil pelo significativo trabalho realizado, com visitas dos policiais civis às entidades do município, agradeceu o policial Paulo por ter visitado algumas escolas e creches, mostrando aos alunos e assistidos que a Polícia é amiga de todos. Filé também citou que irá buscar meios de Fartura passar a contar com 4 viaturas da Polícia para as rondas, sendo 2 da Atividade Delegada.

Uma notícia que trouxe conforto aos presentes, foi que as entidades escolares municipais, juntamente com o Projeto Espaço Amigo, possam iniciar o próximo mês com o monitoramento, garantindo a segurança. Filé mencionou que as entidades filantrópicas também contarão com o vídeo monitoramento. A administração municipal de Fartura está buscando alternativas para somar em 100%, o monitoramento em entidades estaduais, municipais, filantrópicas e privadas, bem como o início do uso do “Botão SOS” às entidades escolares, onde todos os profissionais envolvidos terão acesso e receberão instrução de como utilizar. As entidades também estão tomando providências ao que diz respeito à portaria das entidades e os profissionais das entidades estarão mais atentos ao que diz respeito ao comportamento dos alunos.

Todos os presentes puderam fazer uso da palavra na finalidade de questionar, opinar e expor. Os diretores das entidades municipais compartilharam a experiência vivida nas unidades desde o último dia 20 de abril. Compartilharam as ações vivenciadas nestes dias. Em meio às tensões, o trabalho desenvolvido foi positivo em todas as unidades, o entrosamento entre alunos e profissionais foi ímpar.