Na quinta-feira, 13, a Casa da Agricultura de Timburi realizou um encontro especial com os proprietários rurais do município. Na ocasião, foi entregue o endereçamento digital do programa Rotas Rurais, uma iniciativa que visa disponibilizar informações precisas sobre as propriedades rurais do município. A Prefeitura aderiu ao programa, para auxiliar o homem e a mulher do campo.
Com o convênio assinado pelo prefeito Silvinho Polo, coube ao Estado a definição do calendário de entregas por região, tendo chegado agora à Casa da Agricultura o material que começou a ser entregue a partir da última semana, pela Secretaria Municipal da Agricultura. Os colaboradores estão disponibilizando as informações de acesso ao programa, que permite o endereçamento digital para as propriedades rurais do município, com o objetivo de facilitar a identificação e localização das mesmas.
“Se você ainda não obteve o endereço digital da sua propriedade, não perca tempo, basta comparecer na Casa da Agricultura para retirá-lo e esclarecer eventuais dúvidas. O endereçamento digital das propriedades rurais em Timburi é de grande importância para a agricultura local, pois essa informação pode ser utilizada para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional. A base de dados é compatível com serviços de navegação digital”, explica o coordenador da Agricultura, Moacir Ambiel.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Robinho Silva, o programa Rotas Rurais tem como objetivo principal a promoção do turismo rural em Timburi, além de fomentar o desenvolvimento econômico da área. “O programa enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover a integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo, através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do Estado”, explicou.
As aplicações envolvem a recepção de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitem a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.
A importância do programa para o município é inegável, pois busca construir instrumentos capazes de solucionar uma lacuna presente no ambiente rural, ou seja, a falta de um endereço, tomando como apoio a informação e geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto, e agora, em parceria com o Google e a sua ferramenta ‘Plus Code’, cada propriedade rural poderá ser localizada facilmente.
Fonte: Comunic