Jornal Sudoeste Paulista

Dia dos Povos Indígenas é comemorado nas escolas

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. Essa data serve ainda como momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.

Assim, em alusão à data, escolas de diversas cidades comemoram com visitas às aldeias, elaboração de trabalhos sobre os indígenas e diversas atividades, como aconteceu com as escolas de Fartura, Taguaí e Itaporanga no decorrer da semana.

TAGUAÍ

Os alunos da Escola Municipal ‘Arlindo Bergamo visitam Aldeia Indígena Tekoa Porã, em Itaporanga, na manhã de quarta-feira, 19, onde as crianças aprenderam sobre os costumes, crenças, rituais e vivências na aldeia, além de valores e regras vivenciados através da cultura e tradição indígena.

Outro momento importante foram as apresentações com músicas e danças realizadas pelos nativos. Essa também foi uma maneira de homenagear os diferentes povos indígenas que possuem importância fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. No final, alunos e professores agradecem a Aldeia Tekoa Porã pela calorosa recepção com que foram recebidos nesta manhã.

FARTURA

A riqueza cultural que os povos indígenas carregam é destaque nesta data, e em Fartura, nas escolas municipais, segundo a Coordenadoria Municipal de Educação, os alunos conheceram mais sobre suas tradições e o impacto que elas têm em nossas vidas, pois os povos indígenas são conhecidos por sua conexão profunda com a natureza e pelo respeito que têm pela terra e pelos animais. Suas cerimônias e rituais são um testemunho do seu amor e gratidão.

Nas atividades, foram confeccionados brinquedos que remetem à cultura, promovidas brincadeiras e contação de histórias para os alunos. “Trabalhamos para manter viva a cultura indígena para as gerações futuras”, destaca a supervisora da Educação, Vanessa Nunes. “Junte-se a nós nesta missão e ajude a construir um mundo mais diversificado e inclusivo”, cita a coordenadora de Educação, Daiane Teixeira Gabriel.

ITAPORANGA

Em alusão à data, especialmente no mês de abril, a Aldeia Tekoa Porã, de Itaporanga, recebe visitantes de todo Brasil em busca da cultura, arte, seu rico artesanato e ervas medicinais, o que é especialidade do Cacique, mas também a aldeia recebe grupos escolares de todas as cidades da região e outros estados para visitas e um agradável bate papo sobre a Cultura, preservação do meio Ambiente, sustentabilidade e vida indígena.

Vale a pena prestigiar esse evento propagador da cultura local, tendo em vista que hoje a Aldeia Tekoa Porã é um ponto de cultura certificado pelo Governo do Estado de São Paulo, e as visitas escolares devem ser agendadas com a organização do evento pelo telefone (15) 9.9781-7496, lembrando que no mês de abril as visitas são totalmente gratuitas para os grupos e visitantes da festa.

DIA DO ÍNDIO

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio. A alteração no nome aconteceu por meio de uma lei sancionada em 2022. A criação dessa data se deu por conta da orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940.