Jornal Sudoeste Paulista

Fartura cria Comitê Municipal de Segurança e Monitoramento not

Juntamente foi lançado o Plano de Ação para Segurança nas Unidades Escolares, contendo inúmeras ações, que serão colocadas em prática, visando conter qualquer tipo de movimentação que possa colocar a vida da comunidade escolar de Fartura em risco.

Comitê Municipal de Segurança e Monitoramento é criado em Fartura

Poderes Executivo e Legislativo, educadores, representantes de entidades filantrópicas e pais discutem meios de prevenção, bem como, reforçarem a segurança e garantir a integridade física e psíquica dos alunos farturenses.

Na manhã da última quinta-feira, 13 de abril, os Poderes Executivo, na pessoa do prefeito Luciano Peres, Legislativo representado pelo presidente da Câmara, João Alexandre Buranello Sobrinho, vereadores Fernando Emílio Bertoni, Nathália da Silva Geraldo, Filipe Dognani e Henrique Augusto Abuchain, juntamente com diretores de escolas estaduais, particulares e municipais, entidades filantrópicas, policiais militares da ativa e reserva, pais e responsáveis de alunos e imprensa local.

A finalidade do encontro, foi discutirem meios para prevenir ataques à integridade física dos alunos, professores e funcionários das entidades; garantir a segurança dos alunos dentro e fora das entidades escolares e filantrópicas; buscar meios para aumentar a segurança e auxiliar às Autoridades no combate a violência física e psicológica dos alunos, professores, funcionários e pais. Durante o diálogo todos tiveram oportunidade de questionar e sugerir com ideias, na finalidade de somar ao assunto Segurança em Fartura.

Fez uso da palavra o prefeito Luciano Filé, a coordenadora da Educação, Daiane, os policiais militares, Pablo Batista de Souza, Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar da região a qual Fartura faz parte, o Comandante responsável pelo policiamento em Fartura, Gilson Aparecido Ferreira, diretores das entidades, professores e pais de alunos. O prefeito Filé apresentou planos para agregarem à segurança nas escolas e entidades, aumentar de 75% para 100% no monitoramento através de câmeras.

Após serem apresentados o plano para a implantação de um sistema de comunicação de ocorrência nas dependências escolares e entidades do município. Foi debatido e criado o Comitê Municipal de Segurança e Monitoramento, visando proteger a integridade dos presentes nas unidades escolares. As autoridades presentes ressaltaram a importância deste plano, juntamente comentaram estar preocupados com as notícias dos últimos dias, onde ameaças de supostos ataques à alunos, professores e funcionários de entidades educacionais.

SISTEMA A SER IMPLANTADO

Através deste sistema, o funcionário, professor e equipe gestora da entidade escolar poderão acionar um botão ao qual transmite o chamado a uma central, que por sua vez aciona a Polícia Militar na finalidade de realizar o atendimento de maneira discreta e eficaz para coibir supostos ataques e garantir a integridade de quem esteja nas dependências escolares, garantindo a segurança de todos.