Jornal Sudoeste Paulista

Cidades da região adotam medidas de segurança nas escolas

A preocupação com a segurança das crianças e professores nas escolas de todo o país é a pauta de inúmeros debates e reuniões desde a semana passada, após o ataque que deixou quatro crianças mortas em Blumenau (SC), além do ataque que vitimou uma professora na Vila Sônia, na capital paulista, no final do mês passado, e com isso, prefeituras de toda a região estão anunciando uma série de medidas para reforçar a segurança.

Também a Polícia Militar divulgou uma nota sobre a segurança nas unidades escolares dos municípios pertencentes ao 53º BPM/I, em Avaré e região, citando que em virtude de postagens circulando nas redes sociais sobre possíveis ataques em escolas durante o mês de abril, a PM está coletando informações para monitorar a veracidade das informações.

E, além disso, todos os policiais de serviço estão preparados para serem empregados caso haja qualquer movimentação suspeita em escolas e de acordo com a comunicação social do 53º BPM/I, as equipes do patrulhamento estão recebendo reforço do efetivo administrativo, com foco nas escolas e suas proximidades, para garantir a segurança de alunos, professores, funcionários e familiares.

TAGUAÍ

Depois de uma reunião realizada na tarde de quarta-feira, 12, no gabinete do prefeito Edinho Fundão, a Prefeitura disponibilizou vigilantes para as escolas municipais. A convocação foi feita pelo prefeito em uma ação emergencial para tratar da questão de forma imediata e garantir a segurança das escolas. Edinho também anunciou a instalação de portas giratórias com detectores de metais para aumentar ainda mais a proteção dos alunos, professores, equipe gestora e funcionários.

Participaram da reunião o chefe de gabinete Rafael Corona; A coordenadora municipal de Educação, Lenita; o vereador Tatu Bença e os vigilantes municipais. “Dentre as ações que vêm sendo tomadas para garantir a segurança de alunos e profissionais da Educação, escalamos alguns dos vigilantes municipais que compõem o quadro de servidores para as unidades escolares da rede municipal de ensino”, frisou Rafael Corona.

De imediato, as unidades que contarão com os serviços dos vigilantes são: Padre Giovanni Ferretti; Pedro Soldera; Arlindo Bergamo; Professora Josiane Soldera Leite; Professora Delmira Teresinha Villa Gobbo; Vitório Bergamo; Professora Anaclite Adelasir da Silva, e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

TIMBURI

Também em Timburi, o prefeito Silvinho Polo afirmou que serão intensificadas as medidas de proteções nas escolas do município e, inclusive, a estadual, pois a Administração pretende adotar detectores de metais, no acesso dos estudantes nas escolas e contratar seguranças para realizar o monitoramento na área interna, para prevenir riscos aos estudantes, professores e funcionários.

Com essa iniciativa, a Administração Municipal pretende criar ambientes mais seguros e acolhedores nas escolas de Timburi. “A segurança dos estudantes, professores e dos nossos funcionários é uma prioridade, por este motivo vamos investir em ações de proteção, para oferecer mais tranquilidade a nossa população”, afirmou o prefeito.

Silvinho também agradeceu o apoio da Polícia Militar pelas operações desenvolvidas nestes dias, para garantir a segurança da comunidade escolar de Timburi, pois a segurança nas escolas é uma questão cada vez mais importante e a parceria entre a Polícia Militar é uma solução eficaz para garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo para todos, e dessa forma, na segunda-feira, 10, começou em Timburi uma operação de ronda escolar, desenvolvida pela PM.

TAQUARITUBA

Na manhã de quinta-feira, 6, estiveram reunidos no gabinete da Prefeitura de Taquarituba, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, OAB e Polícia Militar, com o objetivo de elaborar o planejamento ações de prevenção e combate à violência nas instituições de ensino. Um Plano de Ação, com foco na segurança dos alunos, será expandido através de um grupo de trabalho no decorrer da próxima semana.

Medidas serão adotadas, com total apoio do chefe do Executivo, que também participou da reunião e, além do acompanhamento 24 horas através das câmeras de segurança do Sistema de Monitoramento, outras ações já estão em estudo a fim de priorizar a segurança das crianças e adolescentes.

ITAPORANGA

Devido à circulação de uma mensagem de áudio pelo WhatsApp, na qual é levantada a possibilidade de um ataque em escola em Itaporanga, na terça-feira, 11, a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, suspendeu as aulas em todas as unidades de ensino por motivo de segurança.

O áudio faz um alerta às mães para que não deixem seus filhos irem à escola, visto que supostamente teria sido encontrada em um grupo de WhatsApp uma troca de mensagens na qual alguém dizia estar disposto a invadir uma unidade escolar, que não teve seu nome divulgado, localizada em Itaporanga.