Jornal Sudoeste Paulista

Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresenta em Fartura

Pela primeira vez em Fartura, o Corpo Musical da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresentou nas comemorações do 132º aniversário de emancipação-político administrativo de Fartura.

Na manhã do último dia 31 de março, sexta-feira, na Praça 9 de Julho, sob a batuta do maestro Capitão Músico PM, Jássen Feliciano, os músicos da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo apresentaram um repertório variado, trazendo à nostalgia os presentes. A Banda Sinfônica se apresentou em Fartura com 60 policiais militares músicos, trazendo consigo uma estrutura de primeira qualidade, com equipe de som e aparelhagem de última geração.

Com um repertório variado e especial, trouxe desde o cívico militar, como o Hino Nacional Brasileiro, Hino à Fartura e Canção do Exército Brasileiro, apresentaram também clássicos da Música Popular Brasileira, Rock Internacional e Nacional, bem como o tradicional Sertanejo, ao final da apresentação os presentes foram surpreendidos por um belíssimo pot-pouri do grupo brasileiro, Roupa Nova, com seus clássicos e a surpreendente apresentação dos músicos-cantores.

Breve histórico

O Corpo Musical da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo fora criada em 1857, mais precisamente no dia 7 de abril, através da Lei 575, do mesmo ano. São 165 anos de existência, sendo a unidade mais antiga da Força Pública Paulista. Em seu início contou com apenas 17 soldados e um sargento mestre, com a missão de levar entretenimento aos militares aquartelados do Estado de São Paulo.

Atualmente a Corporação Musical é composta pela Banda Sinfônica, duas seções de Banda, Coral Masculino, Camerata e por um grupo extraído da Banda Sinfônica, chamado Jazz Band. Atual em solenidades civis e militares, dentre elas, diversos Serviços Sociais e várias outras instituições. Esta é a Polícia Militar Paulista que além de proteger e servir, também proporciona Cultura e entretenimento ao cidadão.