Jornal Sudoeste Paulista

Paixão de Cristo é encenada na região

Um dos marcos da fé católica, a procissão do Senhor Morto, ou Via Sacra, é uma das principais celebrações da Sexta-Feira Santa, e sempre realizada nas cidades brasileiras, e na região não foi diferente, quando em Taguaí, Fartura e demais município, a encenação e procissão levou centenas de pessoas às ruas.

TAGUAÍ

A encenação taguaiense foi realizada com participação de religiosos e, nesse ano, também as crianças realizaram sua encenação, encantando todos que acompanharam, e depois percorreram as ruas da cidade em alusão as 14 estações da via sacra, simbolizando os passos de Jesus, com cânticos e orações.

A celebração, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, foi celebrada pelo pároco Jesus Gonzales CR, auxiliado pelo vigário paroquial, ministros da eucaristia, acólitos, meninas de Maria e outros fiéis, além dos jovens da comunidade cristã da Paróquia Santa Rita de Cássia. As 14 estações da Via Crucis representam os episódios mais marcantes na Paixão e Morte de Cristo.

FARTURA

Em Fartura, a tradicional Procissão da Paixão de Cristo após missa celebrada na Vila Nossa Senhora de Fátima, conduzida pelo padre Carlos Garcia C. R., seguindo pelas principais ruas do bairro com auxílio dos acólitos, ministros da eucaristia, legião de Maria e diversos religiosos.

A encenação foi realizada pelo grupo Jovens Unidos de Fátima (JUF), para logo após, todos seguirem em orações pelas ruas do bairro, e então, na chegada à Igreja, os católicos puderam então tocar a imagem do corpo, pedindo bênçãos à Cristo e Nossa Senhora das Dores.

Já na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Centro, a celebração foi conduzida pelo padre Blener Domingues C. R., seguindo por diversas ruas de Fartura, movimentando centenas de fiéis que seguiram em oração, pedindo e agradecendo graças, sendo o pároco auxiliado pelos acólitos, Ministros da Eucaristia, Legião de Maria e diversos religiosos. Na chegada à Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, os católicos puderam então tocar a imagem do corpo, pedindo bênçãos.

CERQUEIRA CÉSAR

Através da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a encenação da Paixão de Cristo emocionou uma multidão que compareceu ao estádio do Cerqueira César Futebol Clube e assistiu a dramatização do nascimento, morte e ressurreição de Jesus. A peça teatral contou ainda com um belo musical.

O espetáculo foi emocionante, retratando trechos da Via Sacra de Jesus, ao todo foram mais de 250 pessoas envolvidas diretamente para a realização da encenação, sob a direção do dramaturgo Gilson Câmara, de Avaré e apoio da Comunidade Paroquial de Santa Teresinha de Cerqueira César.

VIA SACRA

O exercício da Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo, meditando os episódios mais marcantes na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

No decorrer do espetáculo, diversas cenas emocionam o público, principalmente quando Jesus é colocado no colo de sua mãe, cena esta, geralmente retratada na pintura do grande artista Michelangelo, denominada Pietá, fazendo inclusive com que algumas pessoas da platéia chorassem, e ainda, dentre as cenas, uma das mais marcantes é quando Verônica, após chorar e lamentar a morte de Cristo estendeu o Santo Sudário enquanto entoava seu canto de lamento, emocionando a todos.