Jornal Sudoeste Paulista

Cidades da região reforçam segurança após ataques em escolas

Após o ataque que deixou quatro crianças mortas em Blumenau (SC), na última semana, segundo informações, a Polícia Civil de São Paulo registrou quase 300 ameaças a unidades de ensino, além do ataque que vitimou uma professora na Vila Sônia, na capital paulista, no final do mês passado, prefeituras de Timburi, Arandu, Cerqueira César e Paranapanema anunciaram uma série de medidas para reforçar a segurança.

TIMBURI

Em Timburi, a segurança nas escolas é uma questão cada vez mais importante e a parceria entre a Polícia Militar é uma solução eficaz para garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo para todos. Dessa forma, na segunda-feira, 10, começou em Timburi uma operação de ronda escolar, desenvolvida pela PM. Os policiais estiveram nas escolas da cidade. A Prefeitura também planeja ações mais pontuais sobre a segurança dos alunos nas unidades.

A Prefeitura informa ainda que as mensagens de WhatsApp circulando sobre um suposto atentado nas escolas do município são falsas. Não há veracidade nessas informações e se trata de uma Fake News.

A polícia já foi acionada e as medidas de segurança estão sendo reforçadas para garantir a tranquilidade dos alunos, professores e demais funcionários das escolas de Timburi. É importante que a população se mantenha alerta e denuncie qualquer informação suspeita às autoridades competentes. Juntos podemos combater as fake news e preservar a segurança da nossa comunidade.

TAGUAÍ

Em Taguaí, também devido as recentes tragédias envolvendo escolas pelo Brasil, acendeu mais uma vez o alerta. O acesso à área interna das escolas precisa ser mais rigoroso, e segundo o prefeito Edinho Fundão, “por esse motivo, vamos instalar portas giratórias com detectores de metais e direcionar um segurança para cada escola municipal. Além disso, já estamos monitorando 20 pontos da cidade, inclusive todas as escolas, ressaltando que temos aproximadamente 16 câmeras por escola”, afirmou o prefeito.

CERQUEIRA CÉSAR

Em Cerqueira César, visando à segurança e a integridade física das crianças e dos funcionários, a Secretaria Municipal de Educação informou que estão sendo instaladas fechaduras eletrônicas com abertura mediante autorização de acesso via interfone em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

Além das fechaduras eletrônicas, a Prefeitura instalou câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede. Atualmente, são 16 câmeras de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, em cada escola municipal, segundo informações do site A Voz do Vale.

PARANAPANEMA

Em Paranapanema, a prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal de Educação, está estabelecendo novas ações de segurança para implantação nas unidades escolares do município. Segundo a secretária de Educação, Gabriele Feliciano, apesar do crescimento desse tipo de ação violenta no país, “a cidade não apresenta nenhum risco aparente ou indícios de atos de violência, porém, ressalta que a administração já está tomando providências para reforçar a segurança dos alunos e professores”.

O secretário de Segurança Pública, Moisés Oliveira, realiza uma ronda escolar, juntamente com a equipe da Polícia Militar e da Defesa Civil, nos períodos de entrada e saída dos alunos, com objetivo de tranquilizar pais e responsáveis, além de oferecer maior segurança para alunos e professores.

“Estamos certos que a melhor ação é a preventiva, que antecipa fatos e acontecimentos. Felizmente não há nenhum risco aparente, nenhum indício, a situação é de tranquilidade, mas toda nossa equipe e órgãos competentes já estão empenhados para oferecer maior segurança nas nossas escolas”, disse o prefeito Rodolfo Fanganiello.