Jornal Sudoeste Paulista

Taguaí é premiado na 19ª Mostra de Experiências Exitosas

Representantes das equipes de Saúde de Taguaí participaram na última semana da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 15 e 17 de março, evento que contou com a participação de 105 municípios que inscreveram um número recorde de 1.496 trabalhos.

Dentre os trabalhos apresentados, quinze foram selecionados para receber o 12º ‘Prêmio David Capistrano’, que reconhece o mérito dos envolvidos e incentiva as experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, outras quinze experiências foram destacadas com Menção Honrosa.

A premiação de Taguaí foi na categoria “Atenção Básica” para municípios com até 30 mil habitantes, com o trabalho intitulado ‘Horta Comunitária: intersetoriedade como ferramenta de inclusão e qualidade de vida’. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população por meio da produção de alimentos saudáveis em hortas comunitárias, com a participação de diferentes setores da sociedade.

O projeto está aliado à proposta de conscientização e educação ambiental, visando a práticas saudáveis e sustentáveis pautadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O manejo da horta contribui diretamente para a melhoria da saúde dos usuários, ao passo que estimula a atividade física e a saúde mental, funcionando como uma terapia, bem como a alimentação saudável, além do desenvolvimento sustentável.

O início do projeto para implantação de hortas em unidade de saúde surgiu em 2019 com a equipe da ESF Vila Clementina, a partir do desejo dos profissionais de saúde da ESF de transformar o amplo espaço externo – inutilizado na época – em local útil e benéfico à população. Foi então que surgiu a ideia de construir nessa área uma horta comunitária, projeto que foi alavancado com a participação dos funcionários da unidade, da Coordenadoria Municipal de Saúde, Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, voluntários da área de abrangência e Prefeitura Municipal.

Visto o sucesso e o retorno social e de saúde para a população, mais duas hortas foram implantadas, uma na ESF Jardim Ypês e a última na ESF Jardim Primavera, onde até hoje, são os usuários das ESF´s que participam de todo o processo de cultivo, da escolha das espécies plantadas até a colheita, bem como da divisão dos alimentos entre os participantes e toda comunidade local.

Frequentemente as hortas recebem as visitas de crianças das escolas e outros grupos que tem a oportunidade de participar do plantio e colheita de hortaliças, temperos e plantas medicinais, e o r reconhecimento do município na premiação foi motivo de comemoração para toda a equipe da saúde de Taguaí. O prêmio é uma forma de valorizar as experiências exitosas e incentivar novas iniciativas transformadoras no âmbito da gestão municipal do SUS.

O prefeito Edinho Fundão parabenizou as equipes envolvidas e os voluntários Alfredo de Mello, da ESF Jardim Primavera; José Pereira de Lima, da ESF Vila Clementina, além de Adir Felipe de Souza e a Eliane Aparecida de Souza, que tanto tem se dedicado nos cuidados e cultivo das hortas comunitárias.