A Escola Estadual Monsenhor José Trombi comemorou, no último dia 10 de março, seus 66 anos de história. A data foi celebrada por alunos, funcionários e corpo docente da entidade escolar. Há 66 anos o grupo escolar Trombi era construído com o objetivo de oportunizar o acesso de todos à Educação Pública de qualidade.
“Hoje somos gratos àqueles que colaboraram para que tivéssemos êxito em cumprir nosso papel, oportunizando aprendizado, formação e construção de novos sonhos e projetos de vida. A escola Trombi representa a união de esforços, compromisso e dedicação com a Educação farturense. Por suas portas, muitos um dia adentraram ainda jovens e saíram profissionais das mais diversas áreas. Temos muito orgulho em dizer que nossa história é um verdadeiro mosaico de gente, coração e alma. Gente que aprende e gente que ama ensinar e acredita no que faz”, expressou a Vice-diretora Taís Odete Carriel Garbeloti.
Na última sexta-feira, dia 10 de março, foi realizada a culminância do Projeto “Aniversário da Escola”, uma ação planejada pela professora Mírian Calisto, em parceria com a equipe gestora, professores e estudantes. O evento também contou com a ilustre participação do professor Dijalma Moreira Rocha, primeiro diretor da entidade escolar, que atuou entre os anos de 1958 à 1973, pois no ano anterior não teve designação de diretor para essa Unidade Escolar.
“Foi um prazer recebê-lo na nossa comemoração de aniversário, para dialogar com os estudantes e prestigiar a apresentação da Banda Marcial, a qual honrosamente leva seu nome, já que foi o primeiro Instrutor da Fanfarra Trombi, exercendo essa função por significativos 16 anos”, recordou o atual diretor, professor Darley Garcia Ribeiro.
O evento aconteceu no Salão Nobre, no qual ocorreu a premiação do Concurso de Vídeo, Desenho e Poema sobre a importância da escola. Os presentes também tiveram a oportunidade de ouvir relatos e histórias marcantes na trajetória do professor Dijalma Moreira Rocha, que compartilhou saudosas recordações, importantes fatos e conquistas da escola até o ano em que nela permaneceu, 1973. Foi um dia memorável, de muita interação e aprendizado aos alunos e equipe gestora.
O atual diretor, professor Darley Garcia Ribeiro, também expôs aos estudantes sobre a importância da escola, proporcionando um momento reflexivo sobre a valorização dos estudos, do trabalho coletivo e das parcerias com a comunidade. No período da manhã, ao som da Banda Marcial “Professor Dijalma Moreira Rocha”, regida pelo professor e maestro, Eraldo Guilherme Richter, os estudantes e demais participantes puderam refletir sobre as batalhas, os desafios e as grandes vitórias alcançadas nesses 66 anos que marca a história de Fartura.
No período da tarde, além das premiações e da explanação sobre a História da Escola, feita pela vice-diretora Taís Odete Carriel Garbeloti, os alunos puderam apreciar uma boa música sertaneja, na voz do professor e artista, João Batista Ribeiro Júnior, que fechou o evento com muita animação, cantando o clássico “Parabéns a você” e outras músicas. Na oportunidade a direção da entidade expressou agradecimentos a todos munícipes pela confiança em no trabalho, nas parcerias e pelo auxílio prestado. “Nossa gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do evento!”, agradeceu a Direção.