Com objetivo de firmar parcerias que resultem em recursos para o município, na quarta-feira, 15, o prefeito de Taguaí, Edinho Fundão, acompanhado do presidente da Câmara, Dudu da Ambulância e o vereador Juliano da Autoescola estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para prestigiar a posse dos deputados estaduais para a 20° Legislatura 2023-2027.
Passados mais de cinco meses após o primeiro turno das eleições, os deputados estaduais eleitos em São Paulo serão empossados. Diferentemente das Assembleias Legislativas do restante do país, que em sua maioria tomaram posse em 1º de fevereiro, mas como no Congresso Nacional, a posse na Alesp ocorre apenas em 15 de março.
Após a cerimônia, os 94 deputados elegeram a nova Mesa Diretora da Casa, que vai comandar os trabalhos legislativos nos próximos dois anos, composta por um presidente e dois secretários, além de seis membros substitutos.
POSSE “ATRASADA”
Esta é a última vez que a posse dos deputados estaduais paulistas acontece em 15 de março. Em 2019, os parlamentares paulistas aprovaram uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para que a posse seja em 1º de fevereiro a partir da próxima Legislatura, em 2027.
Neste ano, os deputados de Roraima e do Distrito Federal tomaram posse no primeiro dia do ano, mesmo dia que os governadores. Os deputados gaúchos tomaram posse em 31 de janeiro, véspera da posse em 23 assembleias. Apenas em São Paulo a posse é em março, mais de cinco meses após a eleição nas urnas, em 6 de outubro de 2022.