Jornal Sudoeste Paulista

Executivo e Legislativo buscam mais segurança para Cerqueira

O prefeito de Cerqueira César, Diego Cinto, acompanhado dos vereadores Celso Bassetto, Fernando Luiz Bataglini e Jean Carlo Bento esteve na última semana em Sorocaba, participando de uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite.

O evento ocorreu no Parque Tecnológico de Sorocaba e contou com a presença do prefeito anfitrião, Rodrigo Manga, o comandante da Polícia Militar do Estado, Coronel Cássio Araújo de Freitas, o deputado estadual Danilo Balas, dentre diversas autoridades, e na oportunidade, o governo do Estado apresentou aos prefeitos e lideranças políticas da região, os diversos convênios, para investimentos na área de segurança pública.

De acordo com o setor de Comunicação da Prefeitura, Cerqueira César já firmou o convênio com o Estado para a adesão ao Programa Detecta e já teve início a instalação do equipamento que prevê o monitoramento da cidade. Situação semelhante, com o Programa Atividade Delegada, onde Cerqueira César também celebrou o termo de convênio com a Polícia Militar e aguarda a ordem de serviços para o início das atividades.

O programa Atividade Delegada permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo principal aumentar o efetivo nas ruas, trazendo mais segurança dos munícipes.

Durante o evento, o secretário Derrite apresentou aos representantes dos municípios o Programa Estadual “Muralha Paulista”. A nova ferramenta integra os sistemas de segurança dos municípios, do Estado e a plataforma de dados do Ministério da Justiça e, segundo o prefeito Diego Cinto, umas das principais reivindicações da população são quanto aos investimentos na área de segurança, visto o crescimento do município ao longo dos anos.

Para tanto, o Governo Municipal está em busca de parcerias junto ao Estado para o fortalecimento nesta área. “Somado aos esforços na busca de recursos e investimentos, a Prefeitura também está concluindo a instalação do sistema de monitoramento em diversos pontos do município, com objetivo de oferecer mais segurança à população”, explicou Diego.