Jornal Sudoeste Paulista

Jornalismo Estudantil Comunitário é lançado em Taquarituba

Em Taquarituba, na tarde de quinta-feira, 16, o Teatro Municipal foi cenário do lançamento do Projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário, uma iniciativa promovida pelo Poder Judiciário Estadual em Taquarituba em parceria com escolas estaduais e particulares da comarca.

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades em comunicação, promover noções de cidadania, estimular a reflexão sobre a importância do papel da imprensa na sociedade e incentivar o desenvolvimento de habilidades jornalísticas, e a iniciativa conta com a coordenação técnica do jornalista Edison Veiga Junior, graduado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduado em edição pelo Centro de Extensão Universitária da Universidade de Navarra, e autor de oito livros.

Nascido em Taquarituba, desde 2018 ele vive na Europa e colabora com veículos como Deutsche Welle, BBC, Radio France Internationale, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e UOL. Desde novembro de 2021, ele também é editor de língua portuguesa na editora eslovena Hooray Studios.

JORNALISMO COMUNITÁRIO

O projeto contará com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da comarca de Taquarituba, que serão responsáveis pela produção de conteúdo jornalístico sobre temas relevantes para a comunidade. Os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de reportagem, redação e edição de textos, além de participar de atividades práticas de cobertura de eventos e entrevistas.

 

De acordo com Diana Cristina Silva Spessotto, juíza titular da vara única da comarca de Taquarituba, o projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário é uma forma de promover a cidadania e o engajamento dos jovens na construção de uma sociedade mais informada e consciente. “O jornalismo é uma ferramenta fundamental para a promoção da transparência, da democracia e da justiça. Com este projeto, esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos”, afirmou a magistrada.

O jornalista Edison Veiga ressaltou a importância da parceria entre as escolas e o Poder Judiciário na realização da iniciativa. “Esperamos que esses jovens participantes do projeto se tornem melhores cidadãos no futuro, pois tudo o que queremos desenvolver, juntos, é o espírito crítico e as habilidades de comunicação. Não importa a profissão que eles escolham abraçar — essas duas características serão muito úteis”, comentou o jornalista.

“Além disso, nesses tempos dominados por fake news e tanta desinformação, um projeto assim deve servir para a formação de pessoas com maior capacidade de comunicação ética e responsável, seja na produção de conteúdo, seja no recebimento de informações, com discernimento”, avaliou. Os resultados da iniciativa serão divulgados por meio de ferramenta eletrônica, que irá publicar os conteúdos produzidos pelos estudantes.

O lançamento do projeto contou com a presença de alunos, familiares e professores da Escola Estadual Prof. José Aparecido Castelucci, Escola Estadual José Penna, Escola Estadual Dimas Mozart e Silva, Escola Estadual Guido Dias de Almeida, Escola Estadual Antônio Tonon, Escola Técnica Estadual Profa. Terezinha Monteiro dos Santos, Colégio Objetivo de Taquarituba e Colégio Anglo de Taquarituba.

Além disso, estiveram presentes na solenidade Camila Rosa Alves, delegada titular de Taquarituba; Lucyana Fantinatti, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Taquarituba; Lauramaria Donizetti Nascimento e Amanda Aparecida Costa Pedroso Oliveira, procuradoras jurídicas representando o Poder Executivo de Taquarituba; Alessandro de Jesus Rosa, coordenador de Governo e Planejamento de Coronel Macedo, representando o Poder Executivo de Coronel Macedo; José Roberto Rodrigues, diretor substituto da Penitenciária de Taquarituba; Josiele de Paula Silva Rezende, Assistente Social.

Também Mayara Moraes de Menezes, psicóloga, representando o Serviço Municipal de Acolhimento Institucional de Taquarituba; e Carlos Takashi Gomes Sato Netto, escrivão diretor do Ofício Judicial da Comarca de Taquarituba, e Rafael Candeloro Campos, assistente social judiciário, representando o Poder Judiciário Estadual na Comarca de Taquarituba.