Jornal Sudoeste Paulista

Agenda Cultural é lançada oficialmente em Cerqueira César

Na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cerqueira César realizou no Clube das Artes, o evento de lançamento da Agenda Cultural prevista para o ano de 2023.  Os anfitriões, prefeito Diego Cinto, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gisele Machado Berti Cinto e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Ribeiro recepcionaram os artistas de vários segmentos e demais autoridades presentes no evento.

A noite foi abrilhantada pelos músicos Ded Bruno & Juninho Moreno, que interpretaram canções da MPB, e o evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal, Joice Guarino Lopes, os vereadores Emerson César Calixto, José Adriani Lopes, Jean Carlo Bento e Fernando Luiz Bataglini, além de secretários e diretores municipais, bem como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cerqueira César, Flávio Augusto Lanças.

Ao fazer uso da palavra, o secretário Cultura, Fábio Ribeiro, destacou a importância da valorização dos artistas locais para a economia criativa, contribuindo para o fomento do turismo. “É chegado o tão aguardado momento para o setor cultural, pós- pandemia. A cultura é a mola propulsora que alavanca a economia e consequentemente o turismo. Não se faz cultura sozinho, o artista é o principal protagonista desta história. Neste sentido, o meu papel enquanto gestor público é incentivar e fomentar o setor. Como não se trabalha sozinho, não poderia deixar de agradecer aqui, ao prefeito Diego Cinto pela confiança e os vereadores pelo apoio dado ao nosso trabalho, em especial no que diz respeito na aprovação do projeto de lei para a criação da Secretaria de Cultura de Turismo”.

O chefe do Executivo e o gestor da pasta de Cultura fizeram o anúncio oficial da agenda cultural que inclui diversos eventos ao longo do ano. Dando início as atividades, em fevereiro a Secretaria de Cultura e Turismo promoverá nos dias 18 e 19, o Carnakids – “Mamãe eu quero”, com objetivo de oferecer entretenimento e lazer às crianças. No mês de abril, dia 7, a pasta irá realizar o espetáculo a Paixão de Cristo, com uma produção inédita, a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus irá reunir centenas de artistas.

Haverá ainda a segunda edição do Cerka Rock, que esse ano contará com aproximadamente 13 bandas, sendo quatro de Cerqueira César e demais bandas do Estado e encerrando os dois dias de evento, com atrações de renome nacional. No mês maio, será realizada a 1ª Mostra de Dança, visando dar espaço e visibilidade aos artistas deste segmento, e também o 2º Encontro Gospel.

Em junho, o município comemora o centenário da Estação Ferroviária e a Secretaria irá promover o 1º Encontro de Bandas e Fanfarras. O evento tem por objetivo estimular e valorizar a cultura da música instrumental. Uma das novidades na agenda de eventos será o 1º Cerkaipira – A Festa do Porco, nos dias 7 e 8 de julho, que também contará com o 1º Festival da Música Raiz. O evento será realizado em parceria com entidades assistenciais, resgatando a cultura caipira e gastronomia, com destaque para a carne suína, tendo em vista que o município é um dos maiores produtores de suinocultura do Estado.

Em agosto acontece a 2ª Mostra de Teatro para o público adulto e infantil de forma gratuita. Em setembro será realizado o concurso de Escolha da Rainha da XXIII FAICC Rodeio Show, enaltecendo a beleza na mulher cerqueirense e revivendo a tradição da Festa do Peão da cidade, no mês de outubro, no período de 6 a 10, com artistas de renome nacional.

Outro evento que promete repetir o sucesso das edições anteriores é o 4º Cerqueirarte, que neste ano acontece na versão presencial, pois até então, o evento que reuniu apresentações dos artistas locais ocorreu em formatos de lives, tendo em vista à pandemia que assolou o mundo. Para encerrar o calendário de eventos no mês de dezembro, será realizado o Estação de Luz, com corais durante apresentações natalinas além do tradicional Show da Virada.

No decorrer do evento, os presentes ainda receberam um exemplar do Jornal Cultural, produzido pelo Departamento Municipal de Comunicação, com o objetivo de divulgar a Agenda Cultural e as ações da Secretaria de Cultura e Turismo e o gestor Fábio Ribeiro destacou que a Secretaria de Cultura já está trabalhando na captação de recursos, por meio da Lei Paulo Gustavo, visando auxiliar os artistas, no período pós-pandêmico.

Encerrando, o prefeito Diego agradeceu a presença de todos os artistas e reiterou o apoio ao setor “Hoje estamos falando sobre Cultura, mas quero frisar aqui, que os investimentos ora anunciados não irão refletir nos gastos de outros setores, ou seja, Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Administração e Zeladoria, pois cada setor tem o seu recurso específico. O que estamos fazendo aqui é nada mais, do que utilizar de forma correta e responsável os recursos públicos destinados ao setor cultural”, finalizou.

Informações: Comunicação da Prefeitura