Jornal Sudoeste Paulista

Taguaienses participam de reunião na sede da Amvapa

Representantes de Taguaí e outras cidades atendidas pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), estiveram reunidos na sede da instituição na quinta-feira, 26, em Piraju, para tratar da sensibilização para implantação do Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (PBRCC).

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Taguaí, Leandro Simi, acompanhado do biólogo Giliardi Marinho (Imprensa), participaram da reunião conduzida pelo prefeito de Taquarituba, Eder Miano, que também é o presidente da Amvapa.

Segundo os taguaienses, através do convênio firmado com o Fundo Estadual Contra a Poluição, vinculado à Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, a Amvapa obteve os equipamentos necessários para a realização dos serviços de beneficiamento de resíduos da construção civil, para utilização dos municípios associados, sendo um britador móvel; um caminhão; e um gerador de energia.

“A ideia é realizar britagem dos resíduos de construção civil, sendo o material resultante usado na manutenção das estradas rurais, gerando um grande benefício, pois facilita a compactação do solo e consiste em um material de maior duração”, salientou o taguaiense Leandro.

A Amvapa conta com 17 municípios, atingindo uma população de mais e 300 mil habitantes em uma área de aproximadamente 9.000 km². As cidades integrantes são: Águas de Santa Bárbara, Avaré, Angatuba, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.