Jornal Sudoeste Paulista

Ponte entre Fartura e Carlópolis precisa de reparos urgentes

Nos últimos dias, diversos usuários das redes sociais, principalmente do Facebook, expõem o estado de abandono e perigoso da ponte que liga os estados de São Paulo e Paraná, mais precisamente entre Fartura e Carlópolis, estrutura utilizada até como cartão postal e de importante economia dos estados como também para a região.

De acordo com esses usuários, ao passar pela ponte ‘Benedito Garcia Ribeiro’, que marca a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, já nota-se o quão perigoso está o trajeto, como foi registrado pelo fotógrafo da cidade paranaense, Marcelo Rossi, e postadas na internet durante a tarde de quarta-feira, 18 último.

Segundo informações do site Portal do Sudoeste Paulista, não há registros de que a enorme estrutura, fundamental para a economia da região Sudoeste Paulista e Norte Pioneiro do Paraná, em seus 53 anos de uso, tenha passado por alguma reforma, e nem mesmo recebeu reparos após recorrentes acidentes envolvendo veículos de passeio, utilitários e até grandes carretas. Ao contrário, gambiarras são muitas, tem até pedaços de pau e arame farpado fazendo a vez de estrutura.

A intervenção mais importante do DER até o momento foi reduzir a velocidade sobre a ponte, de 80 km para 40 km, uma vez que quando passam os veículos, são muitos os solavancos devidos às ondulações, que já foram apontadas como responsável pelo motorista de uma carreta, como fator por ter perdido o controle e caído na represa.

Ainda mais grave, existem buracos expondo os vergalhões, vigas rachadas e lajes em que se pode ver a água passando por baixo da ponte, além da lateral, com vários pontos sem parapeito. Durante a visita de engenheiros após um acidente em 2012, onde um caminhão ficou pendurado, os técnicos afirmaram que a estrutura da ponte não apresentava problemas.

Inaugurada em 1969, a ponte tem 1550 metros de comprimento e até 53,5 metros de altura. Embaixo passa a Represa Chavantes, onde outrora era o leito do Rio Itararé. Apesar da paisagem exuberante e de tirar o fôlego, pelas imagens do fotógrafo carlópolense é possível conferir como a ponte está precisando de ajuda, se destoando do belo cenário.

Atualmente, representantes tanto do lado paranaense quando o lado paulista se uniram para formar um grupo organizado a fim de estruturar o turismo local, contudo, essa ponte é fundamental para o projeto denominado Angra Doce, carecendo de atenção imediata dos governadores de ambos os estados.

Segundo informações colhidas pela reportagem do Portal do Sudoeste Paulista, a prefeitura de Fartura estaria por enviar um ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela “manutenção” da ponte, solicitando providências.