Na sexta-feira, 6, o prefeito de Cerqueira César, Diego Cinto, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Renan Lopes e do diretor de Agricultura, Thiago Godoi, receberam o diretor técnico da divisão regional de Avaré, Euvaldo Neves Pereira Junior e chefe da Casa Agricultura de Cerqueira César (Cati), Naiara Aparecida da Luz, para a formalização da adesão do município ao Programa Rotas Rurais.
O Programa Rotas Rurais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), disponibiliza tecnologias da informação e geolocalização visando promover a integração de diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo. As aplicações envolvem a recepção de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitem a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.
Segundo informações do diretor de Agricultura, Thiago Godoi, brevemente os códigos de geolocalização serão disponibilizados aos produtores rurais, e com isso, o programa contemplará 730 propriedades rurais do município, totalizando 92 km de vias rurais mapeadas por geolocalização. O serviço se assemelha a um “CEP Rural”, personalizado, por meio de tecnologia em parceria com a Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.
De acordo com o prefeito Diego Cinto e o setor de Comunicação da Prefeitura, este avanço tecnológico irá beneficiar os produtores rurais no escoamento de seus produtos, bem como facilitar a conectividade e integração das áreas de segurança pública e saúde, visando maior agilidade na prestação de serviços ao homem do campo.
“Com isto, fica muito mais fácil e rápido, por exemplo, o acesso de uma ambulância do Samu ou a chegada de uma viatura policial a um estabelecimento rural. É o avanço tecnológico chegando ao pequeno e médio produtor rural, possibilitando o desenvolvimento do setor agropecuário”, explica o prefeito de Cerqueira César.