Jornal Sudoeste Paulista

Câmara de Fartura inaugura o Anexo Administrativo ‘João Batista Massaruti’

Em solenidade emocionante realizada na noite de terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Fartura, foi inaugurado o Anexo Administrativo ‘João Batista Massaruti’, além do descerramento da placa de Selo de Integridade e uma placa alusiva ao homenageado da noite, que esteve presente ao lado de seus familiares e amigos.

Inicialmente, a chefe de cerimônia, Fernanda, convocou para compor a mesa o presidente Fernando Pitukinha, Filipe Dognani, Henrique Abuchain, João Buranello, Marquinho Baiano e Nathália Geraldo. Também fizeram parte da mesa o prefeito Luciano Filé, o pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima, Carlos Garcia e o diretor da Câmara, José Luiz Mola.

Na plateia, estavam ainda ex-companheiros de vereança e vida política, dentre eles o ex-prefeito Zé da Costa com a esposa Célia, Edson Sarapiá, Toninho do Batista, Domingão, Saito, Eni Fiats, entre outros, que fizeram questão de acompanhar a solenidade.

Na sequência, Pitukinha agradeceu a todos, e então, convidou João Massaruti para completar a mesa, estando ao lado de seu neto João Baqueta, sendo muito aplaudidos, para então, todos assistirem a um vídeo mostrando a história do ex-vereador, que exerceu cinco vezes o mandato no Legislativo, sendo ainda presidente em sua última passagem.

HOMENAGENS

A solenidade seguiu com homenagens para a arquiteta e urbanista Mércia Callegari, também Lourdes Massaruti, esposa do homenageado e, por último, o jovem João Baqueta homenageou o avô com um discurso na tribuna.

No uso da palavra, os vereadores João Buranello, Marquinho Baiano, Nathália Geraldo e Henrique Abuchain relembraram muito do que João Massaruti fez pela cidade e o quanto ajudou a população, mesmo quando já não exercia mais o cargo público. Da mesma forma, o padre Carlos teceu elogios ao homenageado e o abençoou, inclusive dizendo que “foi uma pessoa que fez toda uma cidade estar em orações para que se recuperasse do problema que o acometeu”.

Também Filé enalteceu a justa homenagem, parabenizou os familiares e teceu elogios pelos ensinamentos que João deixou no exercício de suas funções, mas também pelo seu grande coração e pelos exemplos que deixa para a posteridade. Por fim, Pitukinha também comentou sobre a decisão de homenagear ao ex-vereador, que sempre lutou pelo bem de Fartura.

Encerrando o cerimonial, emocionado, João Massaruti agradeceu a todos, aos seus familiares e, principalmente, pela homenagem recebida, agradecendo pelas palavras e demonstrações de carinho e frisando que “será um orgulho para mim, meus filhos, netos e demais familiares ter nessa Casa de Leis uma placa com meu nome”, concluiu.

HOMENAGEM DO FILHO

Em sua rede social, o filho Ricardo Massaruti deixou uma homenagem ao pai, onde, em partes, relata que: hoje meu pai voltou ao Plenário da Câmara Municipal de Fartura para receber uma linda homenagem. A placa na parede com seu nome, o eterniza, e que bom que essa homenagem veio em vida, para o Sr. presenciar e se emocionar.

Em nome de minha família, quero agradecer ao vereador Pitukinha pela indicação e pelas palavras de carinho que teve com meu pai. Pastor Jeferson e padre Carlos simbolizaram a fé que meu pai sempre teve. Sempre se dedicou ao catolicismo, ajudando sempre que possível a pregar a fé. E como o padre disse, ele conseguiu um feito para poucos, juntou católicos, evangélicos e até mesmo ateus, em orações e pensamentos positivos para que ele pudesse se recuperar do AVC que sofreu e pudesse voltar para casa.

Quero agradecer também as palavras do prefeito Luciano Filé, que lembrou do conceito da palavra “Servidor”, o conceito se personifica em meu pai, que independente de lado político, sempre atendeu a todos que necessitavam da melhor maneira possível. Por fim… A melhor homenagem da noite foi do nosso Joãozinho. Palavras que aquecem o coração e nos faz pensar o quanto somos sortudos de termos nosso pai em nossas vidas.

SELO E OBRAS

No decorrer da sessão, foram apresentados ao público ainda o troféu e o certificado do Selo de Integridade, ou seja, a capacitação dos servidores do corpo administrativo com diversos cursos e finalizando com o programa de Integridade Pública, com duração de nove meses, sendo a Câmara de Fartura a única da região e uma das poucas do estado com essa certificação.

Posteriormente à leitura da resolução que concedeu o nome do anexo, houve apresentação das realizações da Câmara no biênio 2021/2022, apresentado pela contadora Andreza Bezerra, acompanhado de vídeo da reforma.