Jornal Sudoeste Paulista

Mais de 200 alunos se formam pelo Proerd em Fartura

Na manhã de segunda-feira, 5, aconteceu no anfiteatro ‘Dom Gorgônio Alves Encarnação’, da Escola Municipal ‘Miguel de Góes Vieira’, em Fartura, a solenidade de encerramento de mais um ciclo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), quando 208 estudantes de 10 turmas dos 5ºs anos das escolas da rede municipal e privada do município receberam a certificação.

Autoridades como o prefeito Luciano Filé e o capitão da Polícia Militar, Pablo Batista de Souza, comandante da 3ª Companhia do 53º BPM/I, cabo PM Gilson, vereador Decinho Martins compuseram a mesa ao lado de outras autoridades da área educacional.

A ação educacional brasileira tem como base o DARE, projeto americano criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich, em conjunto com chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Daryl Gates. Seu objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas e violência com atividades de conscientização e prevenção junto a toda a comunidade escolar, de forma dinâmica, ilustrativa e divertida.

A proposta fortalece a autoestima das crianças e jovens mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, além de sensibilizar seus familiares para os valores morais e éticos e prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de entorpecentes.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo preocupada com os índices de criminalidade e baseada em estudos verificou que as drogas influenciam de forma assustadora neste aumento. Com isso desenvolve a atividade de prevenção ao uso e abuso de drogas.

O programa é implantado por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH), sendo ministrado por policiais militares especializados nas áreas de prevenção, possuidores de diversos cursos. As aulas são direcionadas a estudantes do 5º ano, que depois de instruídos, recebem os certificados.

Ainda, na ocasião, a alegria do monitor Jhones Willian deu lugar ao mascote do Proerd, pela primeira vez em formaturas de Fartura, alegrando ainda mais a cerimônia. O policial militar instrutor do Proerd foi o cabo PM Lúcio, que contou com apoio dos professores. A formatura foi finalizada com o juramento e todos entoaram a canção do Proerd.

Receberam o diploma estudantes da Escola Municipal João Batista de Oliveira: 5º ano A: Professora Wanilda; 5º ano B: Professora Jovana; 5º ano C: Professora Josiana; 5º ano D Professora Magda e 5º ano E: Professora Sandra. Da Escola Municipal Professor Miguel de Góes Vieira do 5º ano A: Professora Cláudia Valente; 5º ano B: Professora Maria Antônia; 5º ano C: Professora Carmen Lúcia; 5º ano D: Professora Danielle; 5º ano: Centro Educacional de Fartura (Cefar) e 5º ano A: Professora Ana Cano.

Também foi entregue medalhas a alunos que se destacaram durante a realização do Proerd, sendo eles: da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Oliveira: 5º Ano A: Luiz Felipe Gabriel – Professora Wanilda; 5º Ano B: Vitória Eloise Novaes Gagliano – Professora Jovana; 5º Ano C: Isabelly Silva Barbosa – Professora Josiana; 5º Ano D: Giovanna Alvarenga Palma – Professora Magda; 5º Ano E: Evillyn Maria Alves dos Santos – Professora Sandra.

Da Escola Municipal Professor Miguel de Góes Vieira: 5º Ano A: Maria Vitória Silva Victorino – Professora Cláudia Valente; 5º Ano B: Luís Miguel de Freitas Bueno – Professora Maria Antônia; 5º Ano C: Natacha Emanuelle Dos Santos Chechi – Professora Carmen Lúcia; 5º Ano D: Nicolly Zeni Bertine Borge – Professora Danielle. Do Cefar: 5º Ano A – Isadora Harumi Kiyamu – Professora Ana Cano

No desenrolar da solenidade, os estudantes Tereza Cristina Estevan e Lorena Martins Pontes da Silva homenagearam os amigos de classe com uma bela mensagem. Após, todos foram certificados e prosseguirão os estudos do ensino fundamental. A solenidade foi marcada também pela entrega de medalhas das Olímpiadas Brasileiras de Astronomia (OBA).