Jornal Sudoeste Paulista

Farturenses participam do 1º Seminário de Educação Infantil

A equipe gestora de Fartura, composta pela coordenadora da Educação Daiane Teixeira Gabriel; supervisora da Educação Vanessa Nunes e coordenadora pedagógica Tânia Corcovia, se reuniu com educadores de todas as regiões do Estado de São Paulo para o 1º Seminário de Educação Infantil “Brincando a infância, tecendo aprendizagens”, nos dias 21 e 22 de novembro, em Atibaia, interior do Estado de São Paulo.

O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) São Paulo. A diretora Executiva, Márcia Bernardes, presidente da seccional (DME de Mairiporã) ressaltou sobre a simplicidade do brincar. “Não precisamos de muito para brincar. O brincar é algo vivo! Assim como brincamos em nossa infância, com muito pouco, os materiais não estruturados, da forma mais simples, ajudam muito na aprendizagem. Não precisamos de muito!”, destacou.

O fundador da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e mestre em Educação, Vital Didonet, fez a palestra magna do Seminário, no entanto, os dirigentes e profissionais técnicos participaram de oficinas práticas com diversas temáticas. As ações foram ministradas por parceiros da iniciativa privada.

No segundo dia, a programação teve início com uma contação de história, realizada por Wânia Karolis, do Movimento Escola Literária. O ciclo de palestras foi aberto pela gestora pedagógica do pilar de formação de professores da Nova Escola, Karina Padial e pela formadora da Nova Escola e autora de planos de atividades voltados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Tamira Paula.

A cofundadora da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA) Brasil e especialista em Animação Sociocultural, Marilena Martins, e a diretora da IPA Brasil, Belisa Pereira, também falaram para os participantes do Seminário. Emília Cipriano dialogou sobre “Infâncias e direitos: desafios do tempo presente” e com chave de ouro encerrou o Seminário. Para as farturenses, foram dias de muito conhecimento, que com certeza refletirão na melhoria de ações na rede municipal de ensino.