O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou na quarta-feira, 30, que Timburi ficou em 16º lugar na quarta edição do Prêmio Cidadania no Campo – “Município Agro”, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.
No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados. Timburi, em 2021, ficou em 35º lugar com 68 pontos, e devido ao ótimo trabalho desenvolvido pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, com o total apoio da administração municipal, obteve o 16º lugar com 91 pontos neste ano de 2022.
Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Ciclo 2021/2022 contou com a participação de 345 municípios, que apresentaram documentos comprobatórios de atividades desenvolvidas por eles, relativas às 10 diretivas do programa, sendo elas; Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável; Sanidade Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência, Mitigação e Adaptação as Mudanças Climáticas; Interação Campo-Cidade.
O Programa Município Agro – Ranking Paulista, também estimula as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais a fim de fortalecer as gestões locais, melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio paulista e a investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. Além disso, orienta os municípios no atendimento às diretrizes do Programa do Governo Estadual – Cidadania no Campo, visando o desenvolvimento rural sustentável através da parceria entre os entes governamentais.
O prefeito Silvinho Polo parabenizou os servidores da pasta. “Em Timburi, o agro tem importância fundamental na geração de empregos e de oportunidades às famílias. Por este motivo, temos dado todo o apoio e incentivo aos produtores rurais para que possam se fortalecer. Este reconhecimento e o ótimo desempenho do município é fruto dos trabalhos realizados pela nossa equipe. Tivemos um ano de muitas conquistas para Timburi. Conseguimos o Selo Verde/Azul, o primeiro lugar na Bacia Hidrográfica do Paranapanema e hoje o Município Agro e uma verba no valor de R$ 40 mil que estaremos investindo no setor agrícola”, salientou o prefeito.
Além do prefeito Silvinho, estiveram na Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o vice-prefeito Anderson Solé, os secretários Robson Silva (Agricultura) e Andrey Rueda (Meio Ambiente), além dos funcionários Moacir Ambiel, Paulo Guilherme e Juninho Moura.
Fonte: Comunic