Servidores da Penitenciária de Cerqueira César participaram, no início do mês, da cerimônia de entrega do Prêmio ‘Josué de Castro’, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A unidade prisional faturou a primeira colocação na categoria Projeto de Política Pública, em concurso realizado no ano passado.
O evento contou com exposições, seminários e iniciativas focadas no combate à insegurança alimentar e teve como objetivo divulgar e expor as ações e projetos de produção de alimentos de combate à fome e desnutrição. Marcou, ainda, os lançamentos da revista ‘Josué de Castro’ e do torneio de 2022.
O projeto ‘Cultivando Sustentabilidade’, desenvolvido na Penitenciária de Cerqueira César, vislumbrou a realização de cursos profissionalizantes voltados ao cultivo e utilização adequada do solo, com foco não somente na capacitação dos presos como também no aumento da produtividade.
A iniciativa, portanto, busca tanto a sustentabilidade quanto a autossuficiência no fornecimento de hortaliças e leguminosas à população prisional, o que tem suprido a demanda do consumo interno, além de possibilitar, em alguns períodos, ofertar o excedente à Santa Casa de Misericórdia do município.
EXPERIÊNCIA ÍMPAR
O diretor do Centro de Trabalho e Educação (CTE), da Penitenciária de Cerqueira César, Leandro Valério Dálio, e o servidor Benedicto Leme participaram do evento em São Paulo. Os dois expuseram as iniciativas implementadas na horta da unidade, e, segundo eles, uma experiência ímpar, tanto o contato com a sociedade civil quanto demonstrar os trabalhos desenvolvidos, consolidando, assim, o compromisso em promover uma alimentação saudável e de qualidade aos custodiados e também ao corpo funcional.
“É gratificante ser reconhecido por outra Secretaria e poder levar à sociedade o trabalho que realizamos. É importante, enquanto servidor, participar de um evento como esse”, complementa Leme. A premiação é feita por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).
AUTORIDADES
Compuseram o palco do evento o titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro; a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Leão; o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Adriano Quércia; o diretor do Fundo Social de São Paulo e representante da primeira-dama Luciana Garcia, Ernani Gouveia.
Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Adamantina – que representou o Poder Público Municipal, Marcio Cardim; o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda; o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; a diretora social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Regina Covas; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Ricardo Lorenzini.