Jornal Sudoeste Paulista

Empresa Aloma se estabelece em Fartura para coleta de subprodutos

O empresário Danilo Pontes ao lado de seus funcionários

Criada com o intuito de atender a demanda de geração de subprodutos das empresas paranaenses, a empresa Aloma Comércio de Subprodutos Ltda, foi fundada no estado do Paraná, em abril de 2020, porém, no decorrer dos trabalhos, a maior demanda se deu no estado de São Paulo, quando surgiu a necessidade de migrar a empresa para o estado, no município de Fartura, que se fez no mês de março de 2022.

A empresa pertence a Danilo Pontes da Silva e tem como parceiro local Fernando de
Góes, além de cinco funcionários devidamente registrados. A empresa possui ainda parceria com fazendas de toda a região, dentre elas, de Fartura, a Fazenda São Sebastião e a Fazenda Santo Antônio de Pádua.

As licenças do Corpo de Bombeiros e do município já estão vigentes, as regularizações da Cetesb estão em andamento e o órgão já está a par das operações e regulamentações de consumo e destinação de águas residuárias, todas dentro das normas legais exigidas, e hoje, a empresa é responsável pela logística da destinação dos subprodutos para processamento, que é feito por empresa terceirizada especializada.

Os trabalhos realizados na região, coletando animais mortos de criadores da zona rural, como suínos e bovinos, e esporadicamente equinos, são de suma importância tanto do ponto de vista econômico, hoje a empresa gera cinco empregos diretos, e com a instalação do novo entreposto, passará a gerar mais empregos, contribuindo assim para a geração de renda no município e região.

“Já está em andamento também o projeto de instalação de um entreposto para coleta, armazenagem e destinação dos produtos, e, além disso, temos os benefícios ambientais com a minimização dos impactos gerados pelas coletas e processamento dos produtos coletados, deixando de gerar um passivo e reaproveitando produtos que iriam contribuir para a contaminação ambiental”, frisou Danilo.

Funcionários ao lado dos caminhões de transporte e o galpão frigorífico
Funcionários ao lado dos caminhões de transporte e o galpão frigorífico

Ainda sobre o estabelecimento da empresa em Fartura, Danilo frisou que “o Fernando de Góes foi o primeiro parceiro em Fartura e quem incentivou a empresa a ficar na cidade, e ainda, em razão de seu conhecimento com os criadores da região, prefeito, veterinários, isso foi determinante para conseguirmos essa parceria forte e que promete ser muito produtiva para nossa empresa”.

O investimento da empresa em Fartura foi de R$ 2 mi no município, e tudo começou através de um incentivo da Silpra Subprodutos Ltda, uma empresa que faz o mesmo processo, ou seja, coleta os animais como subproduto e se tornou hoje a maior parceira da Aloma, como o Brasil é hoje um gigante mundial na produção de proteína animal. Entretanto, as atividades deste mercado geram uma alta quantidade de resíduos.  Assim, a reciclagem animal da o destino correto a esses resíduos, por isso ela é uma das principais aliadas da sustentabilidade.

Sobre a utilidade da Aloma para a Prefeitura, segundo Danilo, diminuiu os gastos para que fossem enterrados esses animais, ou seja, reduziu o uso das máquinas utilizadas no processo, e além da economia financeira, houve a disponibilidade dos equipamentos da Prefeitura para execução de outros tipos de serviços, sendo esse um dos motivos que o prefeito Luciano Filé nos acolheu e incentivou a instalação da empresa no município, uma vez que nem todos os subprodutos a Prefeitura conseguia enterrar, fiando uns ou outros deixados no tempo, sem saber o que realmente havia ocorrido com o animal, e esse processo por nós utilizados, acaba com todo tipo de bactéria.

Segundo a engenheira ambiental Suzane (CREA-SP: 5070232655), “a importância da Aloma é que, sendo a região muito expressiva quando se trata de questões agropecuárias, e dessa forma, a Aloma tem trabalhado fortemente atendendo todas as empresas de produção de animais, ou seja, existem muito produtos que agora são destinados de forma correta, transportados em caminhões frigoríficos, evitando problemas de contaminação, um fator muito importante para as questões ambientais”.

Assim, Suzane ainda afirmou que as atividades desenvolvidas em Fartura são únicas, com transporte e destinação desses resíduos não gerando nenhum tipo de passivo para a região, sendo a principal vantagem, tanto para os produtores, é transformar esse resíduo em outro produto, visando economia de recursos ambientais. “É uma empresa séria que presta um trabalho importantíssimo para a região, possuindo todas as documentações atendendo todas as exigências ambientais e legais para atuara na região”, concluiu.

A empresa localiza-se na Chácara Santa Tereza – Rodovia Engenheiro Thomaz Magalhães, sentido Fartura/Piraju, bairro Ferradura, Fartura-SP, CEP.: 18879-899, e pode ser acessada ainda pelo e-mail: aloma_trans@hotmail.com