Jornal Sudoeste Paulista

Timburi conquista prêmio ambiental da CBH Paranapanema

Participando junto com outras cidades no prêmio “Eu Sou Paranapanema”, realizado pelo Comitê Interestadual em Londrina (PR), Timburi conquistou o primeiro lugar na noite de quinta-feira, 17, após a divulgação do resultado da votação das boas práticas voltadas à educação ambiental, numa iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). Além de Timburi concorreram os municípios de Avaré (SP) e Ponta Grossa (PR).

Foram 34 ações de educação ambiental inscritas, e destas, 21 chegaram a grande final, após passar pelo crivo do júri técnico no Comitê, e depois deste processo, elas estiveram aptas a participarem da votação popular. Timburi concorreu na Categoria Poder Público – Modalidade Capacitação e Visita Técnica da Limpeza do Rio Paranapanema.

Nesta edição, a pauta foi sobre o Saneamento Básico, uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população e gerir os recursos hídricos. Atualmente, são 247 municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, e anualmente, o Comitê reúne os gestores municipais para apresentar e dialogar sobre os recursos hídricos e o papel do Poder Público Municipal e promover a articulação permanente do segmento para sensibilizar, conscientizar, fomentar e apoiar os prefeitos na implementação das ações que visam à melhoria das águas e, consequentemente, da população.

O prefeito Silvinho Polo, vice-prefeito Anderson Solé e os representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente estiveram na solenidade de premiação da 1ª Edição do Prêmio “Eu Sou Paranapanema”. Segundo a organização, foram contabilizados mais de 31 mil votos nesta categoria, quando Timburi obteve o primeiro lugar e conquistou o prêmio, graças ao engajamento da população.  A iniciativa do Comitê em Londrina foi de valorizar os municípios que desenvolvem boas práticas voltadas à educação ambiental.

“Em Timburi é destaque a limpeza do Rio Paranapanema, que neste ano de 2022, organizamos a 13ª edição, que ocorreu no dia 05 de novembro. Depois da certificação do Município Verde Azul, agora mais esta conquista, demonstrando o compromisso da nossa administração com as questões ambientais. Agradeço de forma especial os voluntários que participam ativamente em todos os anos da Limpeza do Rio e a nossa população, que teve papel fundamental neste processo da votação. Com as somas destes esforços conseguimos vencer municípios bem maiores”, comentou o prefeito Silvinho Polo.

O prefeito fez questão de agradecer ainda os trabalhos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e o apoio do vice-prefeito Anderson Solé e a Câmara de Vereadores, citando ainda que a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema também definiu a agenda e o plano de trabalho para 2023. Além da continuidade à implementação dos planos e programas do comitê, o instrumento de gestão cobrança pelo uso da água, que entra em pauta para próxima edição do prêmio.

Fonte: Comunic