Jornal Sudoeste Paulista

Equipe do Samu de Fartura é homenageada pela Central de Regulação

Após atendimento a um acidente na tarde de sexta-feira, 11, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Fartura, foi parabenizada pelo coordenador geral da Central de Regulação do Samu, Raudanwenbsten C. de C. Salvador. A equipe era composta pelo condutor socorrista Donizete Pereira, técnica de enfermagem Isabela Pacheco e enfermeira Rosana Araújo, contando com apoio da equipe de Central de Regulação Médica, Dras. Roberta e Aline.

Segundo consta, as vítimas são mãe e filho, residentes em Fartura. A senhora ficou em estado mais grave e após atendimento, foi levada para o tratamento definitivo, diretamente em Avaré. O filho conduzia a caminhonete. Ele teve ferimentos menos graves e acabou sendo encaminhado para atendimento na Santa Casa farturense. O acidente aconteceu entre as cidades de Fartura e Sarutaiá.

Antes, seguindo os procedimentos, pacientes, mesmo os mais graves, eram levados para atendimento nos municípios mais próximos ao ocorrido. Os profissionais acreditam que a mudança no formato de atendimento, colaborou para a rapidez e suporte adequado à paciente, em uma referência de Saúde.

Atualmente, o Samu Regional Vale do Jurumirim, composto por quase todos os municípios da região, inclusive Fartura, está sob o controle do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) e não mais do município de Avaré, como anteriormente. “A agilidade foi bem maior neste primeiro atendimento mais grave, preservando a vítima”, destaca Rosana.

Segundo a equipe, outras mudanças devem se implantadas e visam melhorar e tornar cada vez mais eficaz o serviço do Samu Regional. A sede continua sendo em Avaré e a Amvapa assumiu a unidade de suporte avançado de Avaré e as outras bases descentralizadas.