Jornal Sudoeste Paulista

Limpeza do Rio Paranapanema acontece hoje em Timburi

Em Timburi, nesse sábado, 5, acontece a 13ª edição da Limpeza do Rio Paranapanema, junto com o município de Ipaussu. O início dos trabalhos será no Camping Municipal do Redondo, há 11 quilômetros de Timburi, e a ação conta com a organização das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, com o total apoio da Prefeitura e Câmara de vereadores.

Membros que estarão auxiliando na limpeza do Rio Paranapanema

Na segunda-feira, dia 1º, foi realizada no Centro de Convenções uma reunião entre os organizadores e os voluntários que estarão auxiliando na limpeza. “Vamos contar com várias embarcações de moradores de Timburi e teremos também a participação dos populares de Ipaussu, que iniciarão a limpeza no Camping da cidade. Recentemente estiveram presentes na Casa da Agricultura, o vice-prefeito Tiãozinho e representantes da Agricultura e Meio Ambiente João e Gabriel, para saber como faríamos a limpeza”, frisou o secretário de Meio ambiente, Andrey Rueda.

Os trabalhos começam por volta das 7h30 e a sementinha que teve início na cidade já começou a produzir frutos e mais municípios estão aderindo à campanha de limpeza do Paranapanema, um dos Rios mais limpos do estado de São Paulo, e para isso, a Prefeitura tem dado todo o aporte as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente para que seja realizada mais esta ação ambiental.

Cleiton e João Bosco (Minhoca) nas margens do Rio Paranapanema – Foto Arquivo

O prefeito Silvio Polo lembra que o Rio Paranapanema tem uma extensão total de 929 quilômetros, e está localizado entre os estados do Paraná e São Paulo, abrangendo um total de 247 municípios. Ele salientou que, se cada município que margeia o Rio seguir o procedimento de Timburi, o rio sempre será cuidado e preservado.

“Iniciativas boas devem ser preservadas e por este motivo nosso município promove a 13ª edição da limpeza, que com o passar dos anos vem diminuindo o número de lixos coletados nas margens do Rio. Porém é um trabalho que não pode parar, pois a coleta de materiais é fundamental para evitar a poluição e o acúmulo de lixo a cada ano”, concluiu o prefeito.

Fonte: Comunic