Na terça-feira, 25, aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso Cultural “Cooperar para Transformar”, realizado pelo Sicoob em parceria com as escolas de ensino fundamental de Taguaí, cuja finalidade foi difundir o conceito de cooperação entre os estudantes do ensino fundamental.
O objetivo da parceria entre Sicoob e escolas é envolver alunos e comunidade no fortalecimento da cultura da cooperação. As crianças dos 3º anos participaram através de desenhos; Já os alunos dos 5ºs anos produziram textos do gênero: crônica e, durante o bimestre, os professores puderam em sala de aula, trabalhar com os alunos o conceito de cooperação e cooperativismo, explorando a realidade local como o trabalho realizado pela cooperativa de catadores, a preservação da nascente do rio e mata ciliar, entre outros temas.
No dia 27 de setembro aconteceu a realização dos trabalhos, quando as responsáveis pelo projeto e representantes do Sicoob estiveram acompanhando a realização nas escolas. Foi então criada uma comissão para avaliação dos trabalhos e os selecionados, juntamente com os demais enviados para a organização do concurso.
A comissão do Sicoob então escolheu da Categoria Local, formada pelos municípios de Taguaí, Fartura, Itaí, Tatuí e Itararé, o texto da aluna Lorena Eduarda Rosolén Melo, da escola Pedro Soldera, da professora Rosely Eleutério, como um dos campeões locais, que segue como finalista para a próxima fase do concurso.
O evento que contou com a participação dos alunos das escolas Arlindo Bergamo, Pedro Soldera e Padre Giovanni Ferreti, acompanhados de seus professores e gestores, pais e familiares dos alunos, além do prefeito Edinho Fundão, do chefe de gabinete Rafael Corona e dos vereadores Elza Dalcin, Carlos Rodolfo e Juliano Codognoto, que puderam conhecer os 15 finalistas premiados.
Na ocasião o prefeito ressaltou a importância da parceria entre escola e comunidade para que realmente aconteça uma transformação na sociedade, enquanto a coordenadora municipal agradeceu aos representantes do Banco Sicoob, na pessoa da Fernanda Damila, pela parceria na realização do concurso, e ao coordenador da Cultura pelo apoio e presença.