Jornal Sudoeste Paulista

Missas e procissão acontecem no Dia de finados em Fartura

Missas e uma procissão serão realizadas no dia de Finados em Fartura

Marcado por celebrações religiosas e visitas a cemitérios, o feriado nacional do dia 2 de novembro, Dia de Finados, é quando são visitados os túmulos de entes queridos e realizadas orações, nesse ano, com o recuo da pandemia do coronavírus e a vacinação bastante adiantada, em Fartura a programação das duas paróquias serão mais simples.

CULTO DE FINADOS

O culto aos mortos é muito antigo e, desde o século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram a comunidade a dedicar um dia aos mortos, sendo o dia 2 de novembro escolhido para ser um momento de reflexão, de lembranças, saudades e de homenagens a quem se faz vivo na memória de quem ficou. A celebração é de cunho católico desde o início, quando alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

PROGRAMAÇÃO

Apesar de ser um dia de saudades, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, haverá uma santa missa às 8 horas, presidida pelo padre Blener Domingues C. R., seguida de uma pequena procissão até Cemitério Municipal, depois, às 19h30, acontece outra Santa Missa na igreja.

Já na Paróquia da Vila Nossa Senhora de Fátima, está agendada somente as Santas Missas, uma às 8 horas na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, e depois, às 10 horas e as 19h30, as missas serão celebradas na Matriz Nossa Senhora de Fátima, ambas celebradas pelo pároco padre Carlos Garcia C. R.