A Secretaria de Saúde de Timburi, através do setor de endemias alerta a população sobre os perigos de acidentes com escorpião. Segundo dados do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Governo do Estado, nos últimos anos, o número de acidentes por escorpião triplicou em São Paulo.
Em Timburi, com as ações de conscientização realizadas, a Prefeitura está conseguindo controlar o número de notificações, e para manter os números em baixa, está reforçando as ações preventivas e de conscientização, pois agora é um período crítico, em que a série histórica das avaliações epidemiológicas demonstra que os níveis de infestação começam a se elevar.
“Com pico maior de ocorrências de acidentes nestes meses, estamos comunicando a população e alertando sobre os procedimentos corretos a serem tomados, assim, a Secretaria de Saúde está executando diversas ações educativas, inclusive nas casas de cada morador para orientar a população”, comentou Rodrigo Lopes, do setor de Endemias.
AÇÕES PARA EVITAR A PRESENÇÃO DE ESCORPIÃO
Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento aos escorpiões.
Combater a proliferação de baratas. No caso da utilização de inseticidas para controlar baratas, recomenda-se o uso de formulações tipo gel ou pó. Esta atividade deve ser executada somente por profissionais de empresas especializadas.
Manter jardins e quintais limpos e evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção nas proximidades dos imóveis. Usar calçados e luvas de raspas de couro nas tarefas de limpeza em jardins e quintais.
Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros. Manter a grama aparada.
Solicitar ao proprietário a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto aos imóveis.
Sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo.
Evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes da linha férrea.
Utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede. Consertar rodapés despregados.
Preservar os inimigos naturais de escorpiões: coruja, lagartos e sapos.
EM CASO DE PICADA
Limpar o local da picada com água e sabão;
Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor);
Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo.
O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes.
Se for possível (e desde que não leve muito tempo) capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. É imprescindível o atendimento médico com urgência.
As crianças necessitam de atenção redobrada, e em caso de acidente, a orientação é que seja encaminhada ao Pronto Socorro. Esse atendimento tem que ser realizado com a máxima urgência, e nos finais de semana, basta ligar para o Samu no 192.
Fonte: Comunic