Jornal Sudoeste Paulista

Brasileiros decidem nas urnas seus representantes políticos no domingo

Fernando Haddad, Tarcísio, Rodrigo Garcia, Vinicius Poit e Elvis Cezar estão entre os nomes mais citados ao governo de são Paulo

No próximo domingo (2), brasileiros aptos a votar vão às urnas para escolher representantes do Poder Executivo nas esferas federal e estadual, além de membros das Câmaras dos Deputados, do Senado, das assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF).

PRESIDENTE

Dessa forma, para governar a República, os candidatos presidenciáveis são Luís Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), os quais, inclusive, apresentaram suas propostas e se questionaram mutuamente no último debate eleitoral transmitido na noite de quinta-feira, 29 último.

Seguindo a legislação eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação mínima no Congresso Nacional de cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum, e o evento foi transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo G1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro e mediado pelo jornalista William Bonner.

GOVERNADORES

Os eleitores do maior colégio eleitoral do país vão às urnas também para escolha de quem ocupará o Palácio dos Bandeirantes, e dez candidatos concorrem ao cargo, sendo os mais destacados Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Também concorrem ao cargo Altino (PSTU): Antônio Jorge (DC), Carol Vigliar (UP), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinícius Lazzer Poit (Novo).

VOTAÇÃO

Além desses, mais três cargos estarão em disputa, sendo deputado federal, deputado estadual e senador, e para que seja computado o voto, é preciso que o eleitor digite o número do candidato, formado por dois dígitos, e aperte o “confirma”, depois de conferir se a foto, o nome, o número e o partido do candidato estão corretos.

Com celulares proibidos nas cabines de votação, para não se esquecer dos números, a Justiça Eleitoral orienta o eleitor a levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados e, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saber a ordem em que os votos serão registrados na urna eletrônica é importante para evitar confusões ou mesmo a anulação do voto.

“O eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto”.