A Campanha Setembro Verde reforça a luta da pessoa com deficiência, com o Dia Nacional celebrado em 21 de setembro, assim, em Taquarituba, com foco na inclusão social, a Coordenadoria Municipal de Ação Social, em parceria com a Apae, proporcionou na segunda-feira, 12, um dia inteiro de atividades diversificadas, levando as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até a entidade.
As crianças do SCFV tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras desenvolvidas através de gincanas e pequenas competições, com o objetivo de reforçar a importância da inclusão social da pessoa com deficiência. Entre as atividades desenvolvidas estavam: ping-pong, futebol de botão, dança da cadeira, jogo “twister”, cabo de guerra, e as crianças também desenvolveram atividades utilizando cadeiras de rodas, e também, com os olhos vendados, direcionando-se através de sons.
COMO SURGIU
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de julho daquele ano, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.
Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições, e também, por sua proximidade com a primavera, o que remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
OUTRO ASPECTO
Outra data importante neste mês é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. A data idealizada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) busca, então, conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.
A ideia é ajudar as pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas. Assim, devemos lembrar-nos dessas datas pela cidadania, com participação social e na igualdade de condições, cujo intuito é continuar na luta pela ampliação de direitos, por uma sociedade mais justa.