Realizando mais uma etapa do projeto Meio Ambiente em Ação, em conjunto, representantes das Coordenadorias de Maio Ambiente de Fartura e Taguaí realizaram juntos no sábado, 17, em vários “pontos críticos” das cidades e com a colaboração de dezenas de pessoas, o mutirão de limpeza do Ribeirão Fartura. Na mesma data foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza.
Participaram, além dos organizadores Nanúbia e Giliardi (Cipó), o prefeito de Taguaí, Edinho Fundão, chefe de gabinete Rafael Corona, coordenador do Curso de Agronomia da FIT, professor José Guilherme, coordenadores de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura, Patrícia Garcia e de Taguaí, Leandro Simi Pereira de Souza, além do coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Fartura, Jonas Ferreira.
De acordo com os organizadores, essa ação só foi possível graças à parceria envolvendo a Sabesp, Faculdades Integradas de Taguaí (FIT), além das prefeituras de Taguaí e Fartura, sendo os locais identificados no mês de junho pelo prefeito Edinho Fundão, engenheira ambiental Nanúbia, de Fartura e o biólogo Giliardi Marinho, de Taguaí.
“O descarte irregular de resíduos à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e polui os cursos d´água. Sendo assim, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente”, frisou Giliardi.
O Ribeirão Fartura possui cerca de 40 km de extensão, com início em Taguaí e terminando em Fartura. Segundos Coordenadorias de Agricultura e Meio Ambiente de ambas as cidades, foi retirado todo o lixo das margens do ribeirão, ou seja, 190 Kg de lixo foram retirados pelos voluntários da ação.
O prefeito de Fartura, Luciano Filé, intermediou a limpeza, no entanto, não pôde estar presente, mas afirmou que a ação é de extrema importância para a sobrevivência e a falta de preservação das margens, também facilita no carreamento de lixo para dentro das águas, poluindo-o e trazendo prejuízos imensos à vida aquática.
Nanúbia informou que vários pontos foram visitados, desde onde é a captação de água em Taguaí até a área urbana de Fartura, onde havia a maior concentração de resíduos. Foram retirados plásticos, copos, garrafas PET, sacolinhas e até tecidos e televisões. O resíduo recolhido foi encaminhado para a triagem de materiais recicláveis.