Jornal Sudoeste Paulista

Nossa Senhora das Dores é festejada em Fartura

15 de setembro é uma data significativa aos cristãos católicos de Fartura, é dia em que se comemora a Padroeira de Fartura, Maria, Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora das Dores ou Nossa Senhora da Piedade.

As festividades iniciaram no dia 31 de agosto com o início da quinzena preparatória em honra a Padroeira de Fartura, cada dia houve um padre convidado a presidir. No 14º da quinzena, o presidente foi o bispo diocesano de Ourinhos, Dom Eduardo Vieira dos Santos. No dia 7 de setembro houve a venda de assados na boca do forno, nos dias 10 e 11 aconteceu a tradicional quermesse com venda de salgados, doces e binguinhos. A quermesse acontecerá até 17 de setembro, no Salão de Festa da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Centro de Fartura.

Na manhã do domingo, dia 11, houve após a missa da manhã, a carreata da Padroeira pelas principais ruas da paróquia. No dia dedicado à Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro, houve a recitação do Terço e uma pequena procissão até a entrada da cidade, onde há uma imagem da padroeira. A solene celebração em honra à Padroeira teve início às 16 horas e logo após aconteceu a tradicional procissão com a imagem histórica de Nossa Senhora das Dores, imagem esta que foi doada aos farturenses no início da colonização. Após a procissão houve uma belíssima queima de fogos para homenagear a Padroeira.