Jornal Sudoeste Paulista

Campanha ‘Setembro Amarelo’ é realizada em Taguaí

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), visando à conscientização sobre o sofrimento mental e prevenção do suicídio.

Dessa forma, em Taguaí, buscando promover rodas de conversa e trocas de experiências sobre a valorização da vida, uma das atividades realizadas nesse mês pelos profissionais do Centro de Saúde ‘Rosa Boranga Ribeiro’, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Proteção Especial foi uma dinâmica com os idosos da Casa dos Avós, no dia 8 de setembro.

Em 2017, a ABP e o CFM criaram as diretrizes para participação e divulgação do Setembro Amarelo®. O documento serve para orientar toda a sociedade sobre a participação na Campanha, como utilizar corretamente os materiais de utilidade pública, produzidos e de que maneira incentivar o Setembro Amarelo em cada região.

As causas da campanha Setembro Amarelo são, em primeiro lugar, tratar da depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro.

COMO SURGIU

Em setembro de 1994, o jovem de 17 anos, Mike Emme, cometeu suicídio nos Estados Unidos. Ele era dono de um carro Mustang amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas contendo frases de apoio para pessoas que também estivessem enfrentando problemas emocionais.

Inspirado na história de vida de Mike, o “Setembro Amarelo” se tornou mês oficial de prevenção ao suicídio ao redor do mundo e foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).