Jornal Sudoeste Paulista

Balneário Municipal receberá estruturas náuticas em Fartura

Durante viagem a São Paulo na quinta-feira, 8, o prefeito de Fartura, Luciano Filé, acompanhado do coordenador de Turismo André Bertoni, Jonas Ferreira, o vice-prefeito Pedro Langeli e o vereador João Buranello, assinou a documentação para o início dos serviços, através da Secretaria Estadual de Turismo, para implantação do Programa de Estruturas Náuticas no município.

Milhões de reais em turismo náutico beneficiarão Fartura

Fartura receberá mais de R$ 2 milhões para construir estruturas náuticas às margens da Represa de Chavantes, no Balneário Municipal, e segundo informações, já nos próximos dias as obras terão início mediante esse investimento por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, devendo transformar a realidade do município.

O trabalho para a conquista destes recursos teve início em janeiro de 2021, quando a equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo formou uma verdadeira força-tarefa visando à transformação da área do antigo Camping em Balneário. Após a aprovação da Lei regulamentando a criação, os colaboradores travaram nova batalha para regularizar a documentação da área e adequação às leis ambientais.

Pedro Langeli, André Bertoni, prefeito Filé, Jonas e Buranello

Essa fase do projeto contou com a colaboração de outras coordenadorias, além de parceiros da iniciativa privada, e então, com toda a certificação, Fartura deu início à solicitação de recursos junto ao Governo, sendo contemplada com o Programa de Estruturas Náuticas, criado, elaborado e entregue 100% pelo Estado.

A previsão de término das instalações das estruturas náuticas é para os próximos meses. As águas do Balneário Municipal terão passarelas, píeres flutuantes e sistemas de ancoragem, todos em peças pré-montadas. Em terra, haverá caminho e passeio, deck de madeira, pergolado, mirante, paisagismo e mobiliário urbano.

Prefeito Filé e o secretário de estado, Vinicius Lummertz

A conquista deste equipamento náutico desencadeia uma série de ações previstas para o Balneário Municipal, e André Bertoni informou que outros projetos serão realidade no local, como a instalação da tirolesa, do circuito de arvorismo e de iluminação, já aprovados pelo Fundo de Investimentos Difusos (FID). “Também já adquirimos churrasqueiras, mesinhas, banquinhos e bancos que serão instalados e está em fase de conclusão o projeto de reforma e paisagismo”, informou André.

“A ideia é revelar o potencial de um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, diz o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz. Já o prefeito Filé citou que investir no turismo é investir em mais postos de empregos e movimentar a economia de toda a região.