Capacitando mais moradores para mão-de-obra no campo, em Timburi, no decorrer da semana, foi realizado o curso de Operação e Manutenção de Lavador e Secador de Café, cujas aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo instrutor José Romeu Aith Favaro, na Fazenda São Luiz.
Essa é mais uma qualificação fruto da parceria entre Senar, Sindicato Rural de Piraju e Prefeitura de Timburi, cujo objetivo é que os produtores e técnicos possam aprimorar na teoria e prática, o conhecimento sobre secadores e lavadores de café, além de capacitá-los para secagem de grãos, regulagem e manutenção dos equipamentos de beneficiamento do produto.
No processo de secagem no terreiro, ferramentas e máquinas são utilizadas para movimentar o café e a má utilização delas podem causar problemas na bebida, bem como aos trabalhadores, e por isso, o curso abordou conceitos e técnicas para o manuseio destas ferramentas, pois quanto maior o nível tecnológico das propriedades, maior é a percepção dos riscos por parte dos empregadores e trabalhadores, por isso, as condições de trabalho passam a ser melhores e mais seguras.
“Em tempos de economia e mercados globalizados, no âmbito interno é patente a maior exigência dos consumidores por alimentos seguros e sustentabilidade ambiental, daí os vários exemplos já ocorridos no Brasil quanto à imposição de barreiras não tarifárias. No sentido de conduzir a fase atual para uma situação mais confortável e competitiva, urge a grande necessidade de instruir produtores rurais para uma mudança de hábito, costume, postura e atitude no trato dos produtos alimentícios, que será de grande valia inclusive para seu próprio benefício”, salientou o coordenador da agricultura Moacir Ambiel.
Moacir citou ainda que o objetivo maior, com o apoio da administração municipal, é capacitar a mão de obra em Timburi, e por isso, estão realizando vários cursos voltados aos agricultores e pecuaristas.
Fonte: Comunic