A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu recentemente, um Curso de Inseminação Artificial, para 14 agropecuaristas e estudantes da área. Segundo a coordenadora Patrícia Garcia, o curso superou as expectativas.
As aulas foram promovidas com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Sindicato Rural de Fartura e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), sendo as aulas ministradas pelo veterinário da Cati em Fartura, Ricardo Garbelotto.
Na programação, houve aula teórica na Chácara Municipal, onde os alunos aprenderam sobre o ciclo reprodutivo da fêmea bovina “Os aprendizes viram também sobre a fisiologia do aparelho reprodutivo e anatomia, com peças coletadas no frigorífico da cidade vizinha”, destacou Ricardo.
Ainda, segundo o veterinário, aconteceram aulas práticas em três propriedades do município, na de André Gabriel, Eliezer Amaral e de Eraldo Lança, e no encerramento, foi realizado um almoço de confraternização com os participantes. “Os alunos aprenderam tudo que é necessário para que dominem bem a técnica, pois esse é um curso muito importante, que promove o melhoramento genético, tanto para bovinos de corte, quanto de leite”, concluiu Ricardo, que agradeceu à Prefeitura, Sindicato Rural e à Cati pela oportunidade.
“Todos participaram com entusiasmo das aulas e só tenho a agradecer à Prefeitura, Sindicato Rural e à CATI, por permitir transferir conhecimento técnico para estas pessoas”, salienta. Ricardo informou que existem reciclagens para os interessados em participar novamente.