Jornal Sudoeste Paulista

Projetos visam aulas de Capoeira e outros cursos em Águas

O mestre Régis ministrará as aulas em Águas

A Prefeitura da Estância hidromineral de Águas de Santa Bárbara, se preocupando com todos os aspectos da sociedade, e dessa forma, o Régis, do Grupo Brasil Capoeira, foi contratado para implantar um projeto social, no qual serão ministradas aulas de Capoeira gratuitamente para as crianças.

A Capoeira, segundo o mestre Régis, é a maior divulgadora da língua brasileira no mundo, por causa da dança que acabou virando defesa pessoal com o tempo, ser mais praticado aqui no Brasil. “A Capoeira começou com os escravos, sendo gerada por aqueles que vieram para o Brasil, pois através de uma ânsia de liberdade, e não tendo como se defender, eles criaram a Capoeira, podendo assim fugir para os quilombos”, comentou Régis.

O contrato já está assinado entre a prefeitura e o mestre Régis, faltando apernas a organização de um plano para prospecção das crianças, além de organizados os locais, sendo a intenção que, em cada bairro, ou pelo menos naqueles mais necessitados de Águas de Santa Bárbara, sejam assistidos em dias e horários certos pelo mestre de capoeira.

Aulas de Capoeira sendo ministradas em uma das praças

Quando Régis conversou com o prefeito Aroldo sobre a implementação desse projeto social na cidade, a ideia foi recebida imediatamente com bons olhos, porque ele acredita que a educação, também através do esporte, bem como de outros tipos de projetos sociais, além disso, o próprio mestre salientou que alguns de seus alunos, hoje já são professores de Capoeira, espalhados pela região, e esse projeto, segundo o mestre, será de grande valia, porque essa arte ajuda na coordenação motora, disciplina dos alunos, musicalidade, na instrumentação, ou seja, as crianças aprendem praticando e se divertindo.

De acordo com Moreno, da Assessoria de Imprensa, essa é uma ação da atual gestão da Prefeitura, através do prefeito Aroldo, com a coordenação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), sob-responsabilidade de Silvana Gonçalves. “Essas crianças que hoje começam na Capoeira, no futuro agradecerão ao projeto que se inicia”, comentou Aroldo.

Grupo Capoeira Brasil em uma de suas aulas

MAIS PROJETOS

Outros projetos estão também na pauta da Prefeitura, como a formação da Guarda Mirim de Águas de Santa Bárbara, “e está surgindo ainda outro projeto, que é uma escola de costura, que em breve deverá ser apresentada à população, ou seja, mais oportunidades, e ainda, contratamos um professor para aulas de música, com intuito da formação de uma Banda Marcial num futuro próximo, e ainda o de uma escolinha de natação”, frisou Aroldo.

O prefeito se mostra muito satisfeito com esses tipos de projetos, porque levam as crianças a uma disciplina, afastam elas das ruas e das drogas, além de oferecer atividades às crianças em horários livres, mantendo-as ocupadas, e todos esses projetos sociais são de agrado da maioria das crianças.

Questionado sobre os benefícios desses projetos sociais, o prefeito Aroldo comentou que, “toda ação da Prefeitura, que possa ser utilizada para afastar as crianças das drogas, proporcionar ensino, uma disciplina ou um aperfeiçoamento a nível mental, intelectual, esportivo ou cultural, é bem vindo para a gestão”, concluiu.