Jornal Sudoeste Paulista

Justiça condena incendiário que explodiu casa em Fartura

Eric Louvison, autor da explosão, foi condenado pela Justiça

Em janeiro de 2021, o farturense Eric Leandro Louvison, de 46 anos, deixou estarrecidos os moradores do bairro Bela Vista, em Fartura, quando no início daquela madrugada, provocou uma explosão quando policiais estavam na sua casa, ficando todos feridos, mas o crime teve seu desfecho judicial na quinta-feira, 4, a Justiça da Comarca de Fartura o condenou a mais de 24 anos de prisão.

Após os fatos ocorrido, a casa localizada no bairro Jardim da Serra II, onde antes abrigava uma família, incluindo duas crianças, precisou ser demolida, mas além do prejuízo material, ficou ainda uma família destruída e seis policiais militares gravemente feridos, e em face dessa situação, Erick Lovison foi condenado por um júri popular, há 24 anos e 8 meses, em regime fechado, em um julgamento que teve início pela manhã e perdurou até o fim da tarde.

RELEMBRANDO

Eric explodiu sua casa, por volta às 23h da segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, localizada na Rua das Figueiras, utilizando de um galão de 20 litros com gasolina e três botijões de gás (GLP de 13 kg), com os canos cortados logo acima da válvula. Depois de liberar o gás e esparramar gasolina pela casa, quando os policiais entravam para conter o morador, Erick ateou fogo e se protegendo dentro do banheiro, não se ferindo.

A casa foi explodida em Fartura na época. Nos detalhes, os botijões utilizados e a destruição no andar superior

À época, conforme relato de sua então esposa Denise, ao saber pelas redes sociais, onde ele havia divulgado publicações nas quais dizia que pretendia tirar a própria vida ao vivo, acionou a Polícia Militar por voltas das 23 horas ainda da segunda-feira, 4, depois de ver imagens e vídeos dele ameaçando explodir a casa.

Após acionadas, equipes da Polícia Militar de Fartura, Taguaí, Avaré, da Defesa Civil de Fartura e do Corpo de Bombeiros de Avaré estiveram no local atendendo a ocorrência, mas quando os policiais entraram na residência para tentar evitar a tragédia, Eric teria iniciado o fogo que causou a explosão, tendo como resultado pelo menos seis policiais feridos no incidente, sendo quatro deles em estado grave.

Assim, mediante a gravidade da situação, de pronto a delegada Camila Rosa Alves determinou a prisão em flagrante de Eric Lovison, sem direito a fiança, ficando preso até o julgamento ocorrido na quinta-feira, que o manterá preso por mais alguns longos anos.

Quanto aos policiais vitimados à época, dos seis feridos com gravidade, um ainda está afastado devido problemas psicológicos, quatro estão nos serviços internos por estarem com sequelas e somente um voltou na ativa e trabalha normalmente. Ainda segundo informações, quem levou a pior foi o motorista do comando que acabou sofrendo uma pancada muito forte na cabeça e por inalar grande quantidade de fogo, teve seu pulmão seriamente danificado.