Na sexta-feira, 29 de julho, a Unifio, em Ourinhos, sediou o 1º Encontro Regional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde profissionais de assistência social de Taguaí (Coordenadoria, Cras e serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes), além de representantes de Fartura e outras cidades participam.
O encontro propiciou uma troca de experiências práticas e troca de experiências entre os CREAS da região de Ourinhos e também as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que executam serviços da proteção social de média complexidade, assim como para municípios que não possuem CREAS, mas da mesma forma executam os serviços que seriam competentes a esta unidade de atendimen
to.
O objetivo foi discutir sobre as práticas que cada município vem realizando dentro dos serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em situação de violação de direitos (PAEFI), Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (PDI) e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade (MSE).
No período da tarde, os participantes foram divididos em salas temáticas para discutir sobre as práticas que cada município vem realizando e, segundo o coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social de Fartura, Luís Ricardo Leme (Caco), o encontro proporcionou oportunidades de networking entre diversos municípios, proporcionando uma troca riquíssima de experiências. “Durante o evento os participantes apresentaram como funcionam diversos serviços dentro da Assistência Social de cada município e quais estratégias são realizadas dentro dos Programas oferecidos”, cita Caco, agradecendo todos os colaboradores.
Houve também uma palestra online com o Dr. Anderson Edvaldo Costa Lima, especialista em Direitos Humanos e em Processo Penal e Direito Penal, coordenador do CREAS ‘Flor de Camará’, da cidade de Camaragibe – PE.